Quando você pensa num profissional de Psicologia, qual é a primeira imagem que lhe vem à cabeça? Se você só conseguiu pensar em um psicólogo com um bloquinho de anotações dentro de um consultório com um divã, esse texto vai abrir a sua cabeça!
Psicologia Escolar e Educacional e Psicopedagogia
O psicólogo escolar ou educacional é responsável por avaliar o desempenho do aluno dentro do ambiente escolar, atuando junto aos professores, diretores, pais e alunos para solucionar os problemas de origem psicológica que possam comprometer o aprendizado.
O psicólogo educacional é uma parte muito importante para que a escola cumpra seu papel social de integração e sociabilidade pois atua diretamente na integração família-aluno-escola, auxiliando na elaboração do plano pedagógico e nas diretrizes dos métodos utilizados, além de prestar apoio especializado ao corpo docente.
Já o psicopedagogo atua de maneira mais enfática na análise dos processos de aprendizagem, identificando dificuldades e facilidades inclusive de origem neurológica, como transtornos de atenção, processos cognitivos e desenvolvimento de habilidades específicas.
Atua também na inserção do aluno no meio social e o auxilia a desenvolver técnicas próprias para a assimilação de ideias e conteúdos relevantes de acordo com suas peculiaridades, reduzindo as dificuldades cognitivas do aluno, o que reduz seu sofrimento e aumenta seu autoconhecimento, autoestima e autoconfiança.
Psicologia Organizacional e do Trabalho
A figura do psicólogo tem sido cada vez mais requisitada nas empresas, especialmente em processos de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação da saúde mental dos colaboradores, participação no desenvolvimento de políticas internas de saúde e segurança de trabalho, promoção da melhora no clima organizacional.
O psicólogo organizacional identifica pontos de atenção nas relações internas e desenvolve atividades de integração, motivação, foco e equalização dos colaboradores em todos os níveis hierárquicos. Para isso, o profissional utiliza técnicas como testes e dinâmicas, avaliando a situação psicossocial dos grupos de trabalho e a saúde das relações estabelecidas para posteriormente agir de acordo com os resultados alcançados.
O psicólogo da empresa também está presente nos desligamentos dos colaboradores, tanto demissões quanto aposentadorias, para auxiliar na solução de eventuais conflitos e até mesmo prestar apoio ao colaborador desligado em relação aos novos desafios.
Psicologia Jurídica
O psicólogo jurídico é responsável por atuar junto ao Poder Judiciário na elaboração e desenvolvimento de políticas preventivas de violência e no acompanhamento das partes em casos complexos.
Sua atuação pode ser extremamente útil no juízo criminal, cível, trabalhista, familiarista, entre outros, com atribuições específicas em cada área e em cada caso. Na esfera criminal, por exemplo, o psicólogo pode identificar possíveis patologias no criminoso, compreender suas motivações e auxiliar sua recuperação, bem como prestar suporte psicológico às vítimas. Este mesmo apoio às vítimas é também muito necessário nas Varas de Família e da Infância e Juventude, e no juízo cível, o psicólogo pode ser muito importante, por exemplo, nos procedimentos conciliatórios.
Além de prestar assessoria às partes, o psicólogo jurídico também possui a atribuição de auxiliar os operadores do Judiciário, como mediadores-conciliadores, árbitros, juízes, promotores, policiais e oficiais de Justiça, emitindo laudos de avaliação que ajudam a esclarecer os elementos do processo e que carregam muita responsabilidade e credibilidade.
Psicologia do Esporte
O psicólogo do esporte é um profissional indispensável para o desenvolvimento da carreira sólida e saudável de um atleta. É ele o responsável por auxiliar os atletas na manutenção de bons níveis de saúde mental, tanto individuais quanto em grupo, auxiliando-o a alcançar bons níveis de rendimento e a lidar melhor com questões que possam interferir negativamente na performance individual ou do grupo.
Além de estudar o perfil do atleta e realizar avaliações e tratamentos específicos voltados para o seu diagnóstico, o psicólogo do esporte também traça os perfis dos técnicos, competidores e até mesmo da torcida e identifica os cenários e relações que contribuem ou prejudicam a performance do esportista. Sua atuação se estende até mesmo às relações familiares dos atletas, uma vez que especialmente os mais jovens geram grande preocupação principalmente por parte dos pais.
Psicologia Clínica
A psicologia clínica é uma das mais clássicas e mais procuradas da nossa lista. O profissional que opta por essa área será responsável por realizar atendimentos psicoterápicos individuais, com casais ou familiares, atuando, muitas vezes, junto a uma equipe multidisciplinar que pode abranger, por exemplo, a atuação de psicólogos especializados em outras áreas e psiquiatras.
Sua função é identificar fatores emocionais e psicológicos que influenciam direta ou indiretamente a vida do paciente, como situações vividas na infância, traumas e gatilhos mentais, auxiliando-o a compreender as razões de seus sentimentos e construindo de maneira conjunta os melhores caminhos para que o paciente lide com eles. A atuação do psicólogo clínico é muito bem-vinda também em hospitais e unidades de saúde, inclusive prestando apoio psicológico às equipes médicas e de enfermagem, que experienciam emoções intensas cotidianamente
Psicologia Hospitalar
O psicólogo hospitalar é o profissional que atua junto aos pacientes internados nos leitos dos hospitais. Sua função é prestar suporte aos enfermos, aos familiares e inclusive à equipe médica.
Este profissional é responsável por acompanhar o paciente nos momentos pré e pós-cirúrgico, por realizar visitas aos pacientes acamados, por prestar auxílio a pacientes com doenças terminais, podendo atuar inclusive junto aos voluntários de pesquisas hospitalares e farmacêuticas, acompanhando as intercorrências de ordem emocional e psicológica. Além disso, atua diretamente na saúde das relações entre o paciente, a família e a equipe médica, buscando oferecer o máximo de conforto e segurança ao enfermo e às pessoas próximas.
O trabalho do psicólogo hospitalar costuma se estender e envolver outros profissionais, especialmente quando é recomendado que o paciente recuperado continue o tratamento psicológico depois de receber alta do hospital.
Psicologia do Trânsito
Este profissional atua no diagnóstico de questões psicossociais que influenciam as dinâmicas e conflitos que ocorrem no trânsito. Atua de forma a auxiliar na prevenção de conflitos, participando do desenvolvimento das políticas urbanísticas e das construções junto às equipes de engenharia e da implantação de ações de conscientização de pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores.
O psicólogo do trânsito também presta assessoria junto aos cursos de formação de condutores, realiza avaliações junto aos órgãos responsáveis pela emissão de habilitação e auxilia na reabilitação de condutores que tiveram o direito de dirigir suspenso.
Psicomotricidade
O psicólogo psicomotor é responsável por prestar suporte especializado a quem possui dificuldades com a movimentação física, sendo comumente inserido em uma equipe multidisciplinar que inclui profissionais de fisioterapia.
Este profissional atua com pessoas de diversas faixas etárias, desde bebês e crianças até adultos e idosos, prestando auxílio a pessoas com mobilidade ou sensoriedade reduzidas, que apresentam atraso no desenvolvimento psicomotor ou que sofreram alguma lesão.
O psicólogo psicomotor avalia e diagnostica as influências de caráter emocional e psicológico envolvidas nas dificuldades motoras e busca, através de técnicas aprimoradas, auxiliar na motivação e na recuperação do paciente através do cuidado também com a sua saúde mental.
Psicologia Social e Comunitária
O profissional desta área de especialidade trata de pessoas em situação de vulnerabilidade social: crianças e idosos abandonados, pessoas em famílias em situação de rua, dependentes químicos, entre outros, além de trabalhar também com a recuperação de detentos junto às penitenciárias.
O psicólogo social participa do desenvolvimento de pesquisas, políticas e programas sociais em diversas esferas do Estado, além de poder participar também de projetos e organizações não-governamentais, avaliando de forma ampla a situação da saúde mental da população em geral, identificando os fatores causadores das fragilidades sociais e propondo soluções a nível comunitário.
Neuropsicologia
O neuropsicólogo é o profissional que estuda o comportamento humano sob o ponto de vista do funcionamento do cérebro. Diferentemente de áreas como a Psicologia Clínica, que busca avaliações e diagnósticos a partir da experiência pessoal do paciente, a Neuropsicologia busca o tratamento através dos conhecimentos da anatomia das funções cerebrais.
Esta área e muito importante em diagnósticos que envolvem capacidades motoras, síndromes, distúrbios de atenção, memória, raciocínio, percepção e até mesmo afeto, como o caso do diagnóstico de psicopatia.
Por estas razões, a Neuropsicologia se comunica com outras áreas da Psicologia, como a Psicomotricidade, a Psicologia Clínica e até mesmo a Psicologia Jurídica, uma vez que sua atuação pode se estender a instituições acadêmicas e de pesquisa, hospitais, clínicas e consultórios, atendimentos domiciliares, avaliações de equipes de trabalho e instituições forenses.
Aposto que você não sabia de todas essas (entre muitas outras!) pluralidades que envolvem a profissão de psicólogo!