FAEX, Paixão por Cuidar e Ensinar

Conteúdo atualizado em

Direito: Mitos x Verdades

– É preciso decorar todas as leis. (MITO)

Estudar as leis durante o curso não significa ter que decorá-las, e sim entendê-las. O universo jurídico possui uma infinidade de lei e seria humanamente impossível decorar todas. Por esse motivo inclusive, muitos profissionais optam por se especializar em determinada área específica do Direito.

– É preciso gostar de ler muito. (VERDADE)

Além de ler, o estudante de Direito também terá que escrever muito. O universo jurídico é muito amplo e basicamente pautado nas leis que regem o país. Então, durante todo o curso, os livros serão certamente um companheiro constante do estudante.

– É impossível passar no Exame da Ordem. (MITO)

O exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é obrigatório para quem deseja advogar. É considerado um dos mais difíceis do país, com alto índice de reprovação, mas não é impossível. Passar no exame da Ordem, ou não, está muito mais ligado com a qualidade de ensino que o aluno recebeu e também sua dedicação aos estudos.

– Para várias carreiras o curso de Direito é obrigatório. (VERDADE)

Existem carreiras profissionais que exigem que a pessoa seja formada em Direito, como exemplo, Promotor de Justiça. São carreiras específicas, com ótimas remunerações e que exigem o diploma de Bacharel em Direito para participação nos concursos públicos.