Curiosidades para quem vai cursar Direito

– O curso de Direito é um dos mais antigos do mundo. O primeiro da história começou no ano de 1150, ministrado pela Universidade de Bolonha, na Itália.

– Em 11 de agosto é comemorado o Dia do Advogado. A data foi escolhida porque foi, nesse dia, no ano de 1827, foram criados os dois primeiros cursos de Direito no Brasil, nas cidades de São Paulo e Olinda.

– A primeira mulher a se formar em Direito no Brasil foi Maria Augusta Saraiva, em 1902, em São Paulo.

– Santo Ivo é o padroeiro dos advogados. Seu dia é comemorado em 19 de maio. Viveu e morreu na Bretanha, entre os anos de 1253 e 1303. Por seus atos de caridade, ganhou o título de advogado e protetor dos pobres.

ORAÇÃO DO ADVOGADO

Senhor! Abençoa a minha função de advogado.
Faze que eu seja um testemunho verdadeiro a serviço da liberdade, da justiça e da paz.
Dá-me saúde para trabalhar, e equilíbrio para pensar e agir; serenidade para me aperfeiçoar, e sabedoria para conciliar justiça e lei.
Aumenta a minha fé para atuar com paciência à luz da verdade. Na constante jornada do Direito, inspira-me para que eu seja leal a todos: Juízes, Promotores, Clientes e Adversários.
Tu sabes, ó Mestre, que minhas forças não são suficientes, mas com tua ajuda serei forte, agirei como um conselheiro, servindo com amor e alegria, visando o bem estar humano e social.
Enfim, quero celebrar e agradecer as vitórias e êxitos alcançados, e agradecer-te pela vocação que me confiaste no propósito de construir uma sociedade justa e fraterna.
Amém.