FAEX, Paixão por Cuidar e Ensinar

Conteúdo atualizado em

Sabe quais são os cursos de graduação mais procurados do Brasil?

Conheça os cursos de graduação de maior destaque para 2022!

Após dois anos de pandemia, podemos vislumbrar, graças à ciência, possibilidades de finalmente retornarmos à normalidade. Porém, é impossível falarmos em um retorno a partir do momento em que o mundo parou – porque ele nunca parou!

Na verdade, o sentimento de renovação é acompanhado pela certeza de que o mundo mudou muito em pouquíssimo tempo, e as demandas do mercado de trabalho sofreram grandes transformações.

E para que você fique por dentro das perspectivas e expectativas do mercado, selecionamos e explicamos alguns dos cursos de graduação mais procurados entre os estudantes no período 2021-2022, com base em levantamentos realizados por instituições de ensino e de pesquisa.

Administração

O primeiro da nossa lista é aquele considerado como um curso-chave, comumente indicado para quem não tem certeza de qual caminho seguir: o bacharelado em Administração. Isso porque fazer “adm” confere ao aluno competências aplicáveis a diversas áreas da vida pessoal e profissional, ou seja, ainda que o aluno não persiga a área de administração de empresas como profissão, seus conhecimentos jamais serão desperdiçados.

Mas não se engane: o curso de Administração não é formado apenas por “indecisos” – as salas de “adm” estão sempre repletas de alunos com fortes habilidades empreendedoras e ansiosos por qualificação e sucesso.

Com duração de 8 semestres, o curso de Administração trabalha competências humanas e exatas, desde a compreensão de conceitos relacionados às empresas, fundamentos jurídicos e contábeis específicos e habilidades ligadas à gestão de recursos e pessoas. Por isso, o profissional administrador tem o perfil de liderança e “mão na massa” e é crucial em organizações que buscam se destacar.

Enfermagem

O segundo curso que merece destaque na nossa seleção é Enfermagem (o mais novo lançamento da FAEX!). Em virtude da alta demanda por profissionais da área da saúde como consequência da pandemia de Covid-19, a enfermagem se tornou uma das mais aplaudidas e desafiadoras linhas de trabalho. Além disso, o profissional de enfermagem pode se especializar e atuar em áreas como saúde do trabalho, pediatria e neonatologia, geriatria, nutrição, ginecologia e obstetrícia, urgência e emergência, terapia intensiva, cirurgia e estética.

Com duração de 10 semestres, o curso de Enfermagem confere ao aluno competências humanas, técnicas e de gestão, pois o enfermeiro é o profissional com perfil humano, empático, pronto para atender e auxiliar pacientes e familiares, e é também responsável por organizar equipes técnicas e participar da gestão de recursos e insumos de hospitais, clínicas, postos de saúde, entre outros.

Quer fazer sua inscrição para o novo curso da FAEX? A hora é agora, é só clicar aqui.

Engenharia Civil

O bacharelado em Engenharia Civil é um curso que permanece há algum tempo em posição de destaque, em razão da ampliação das cidades e da demanda por modificações urbanas ligadas às inovações tecnológicas. Com duração de 10 semestres, o curso é composto por uma grade formada por disciplinas da área de ciências exatas, como matemática, física e química, sem dispensar disciplinas voltadas à gestão de recursos e pessoas.

O estudante de Engenharia Civil realiza estágio obrigatório nos últimos semestres do curso e, após formado, pode atuar em áreas como construção civil, saneamento, infraestrutura e transporte, estruturas e fundações, hidráulica, entre outras.

Direito

Outro bacharelado que segue sob alta procura é o Direito, em grande parte pela possibilidade de alcance salarial, quanto pela vastidão do campo de atuação. Isso porque o bacharel pode seguir áreas mais tradicionais, como a advocacia e os cargos públicos do Poder Judiciário, como também pode atuar em áreas menos ortodoxos, como prestação de consultoria a empresas e partidos, produção de conteúdos informativos, elaboração de pareceres jurídicos, atuação junto a órgãos extrajudiciais, mediação, conciliação e arbitragem, etc.

Além disso, o bacharel também pode se especializar e atuar em temas inovadores dentro do universo jurídico, como a Lei Geral de Proteção de Dados, as relações e mercados internacionais, propriedade imaterial, direitos dos animais, entre muitos outros.

O curso tem duração de 10 semestres e também exige o cumprimento de estágio obrigatório em seus últimos ciclos.

Psicologia

Uma área que passou a ser muito valorizada nos últimos anos, como consequência da importantíssima visibilidade que os cuidados com a saúde mental têm ganhado a cada dia – principalmente após a pandemia -, foi a psicologia.

Com duração de 10 semestres, o curso de Psicologia confere ao estudante o título de bacharelado e integra em sua grade curricular disciplinas majoritariamente ligadas às ciências humanas e da saúde.

O psicólogo é o profissional apto a trabalhar a prevenção e o tratamento de quadros patológicos da saúde mental, promovendo a reabilitação psicológica e psicossocial e aplicando diversos tipos de terapia de acordo com a situação de cada paciente.

Suas possibilidades de atuação são múltiplas: o profissional pode trabalhar em hospitais, clínicas, escolas, empresas, instituições públicas e privadas, em núcleos de assistência social, entre outros.

Sistemas e tecnologias

Os campos de atuação que demandam qualificação dentro da área das tecnologias são os mais promissores, atualmente. Por isso, estão em altíssima evidência cursos de graduação como análise e desenvolvimento de sistemas, ciências da computação, programação e tecnologias de informação.

As chances de empregabilidade de profissionais qualificados nestas áreas são altíssimas, em razão do rápido avanço do mercado tecnológico e da não correspondente velocidade na formação de novos profissionais: trata-se de um mercado com muita oferta de trabalho e pouca competitividade, o que tem por consequência a alta taxa de contratação e a possibilidade de exigência por altos salários.

Isso porque os processos de automação, integração tecnológica, programação e análise se tornam, a cada dia, mais importantes e viáveis para as empresas, indústrias e até mesmo pessoas, em todos os setores de serviços e produtos e ao redor de todo o mundo!

Para fecharmos este texto super informativo com uma excelente notícia, saiba que estes e muitos outros cursos você encontra aqui na FAEX, a faculdade que sempre acompanha a evolução do mercado de trabalho e as demandas dos futuros profissionais! Acesse https://faex.edu.br/vestibular2021/cursos/ e conheça todas as suas opções!