FAEX, Paixão por Cuidar e Ensinar

Conteúdo atualizado em

Gestão de Recursos Humanos: Mitos x Verdades

– O Setor de RH de uma empresa cuida apenas de demandas burocráticas. (MITO)

Com o avanço tecnológico, todos os setores das empresas vêm se modificando e ampliando suas ações. Com Recursos Humanos não é diferente, uma vez que as pessoas constituem o maior patrimônio de uma empresa. Atualmente, o Gestor de RH é responsável por diversas demandas, como supervisionar o recrutamento e seleção de pessoal, analisar cargos, coordenar treinamentos, desenvolver aptidões, etc.

– Um Gestor de RH pode trabalhar em diversas funções. (VERDADE)

O profissional formado nessa área pode atuar ainda como Supervisor, Analista ou Técnico de Recrutamento e Seleção, Técnico de Cargos e Salários, Técnico de Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e Assistente de Departamento Pessoal.

– Com os novos recursos tecnológicos, o surgimento de novos softwares, a profissão pode se tornar desnecessária. (MITO)

É justamente o contrário. Um Gestor de Recursos Humanos é peça fundamental para o bom funcionamento de toda empresa. Como dissemos anteriormente, suas funções administrativas inclusive vêm sendo ampliadas, tornando-o indispensável.

– O setor de RH não é o único responsável por gerenciar pessoas. (VERDADE)

Apesar de ser de sua responsabilidade o gerenciamento de pessoas dentro de uma empresa, essa responsabilidade deve ser compartilhada com gerentes, diretores e demais chefes de departamento. Os líderes de uma empresa também são responsáveis pelo gerenciamento de seus colaboradores.