FAEX, Paixão por Cuidar e Ensinar

Conteúdo atualizado em

Quem era Scott Kelly e por que você está lendo isso

Seja vivendo com mais intensidade o isolamento social ou praticando, como pode, o distanciamento, uma coisa é certa: a quarentena está e ainda vai mexer muito com a cabeça de todos nós.

Afinal, não é nada fácil mudarmos, de uma hora para a outra, toda nossa maneira de se relacionar com as pessoas.

Certo é que vivemos um momento único na história da humanidade. Ok, já aconteceram outras epidemias mundiais, como a Peste Negra, mas nunca algo parecido com o que estamos passando agora, com bilhões de pessoas tendo suas vidas completamente afetadas por conta de um vírus.

Depois de um tempo, nos parece óbvio que os primeiros “sintomas” negativos da situação comecem a surgir. E a gente vai ficando mais irritado, outros desenvolvem graus elevados de ansiedade e muitos casos, muitos mesmo, acabam atingindo a depressão.

A sensação de se sentir sozinho, desprotegido em meio a um universo de dúvidas e incertezas, contribui diretamente para um panorama muitas vezes sombrio e pouco esperançoso.

Há diversas ações que podemos tomar para mudar esse quadro. Nesse sentido, dicas e mais dicas pipocam pela internet garantindo que você irá passar uma quarentena mais tranquila, se colocá-las em prática. Até a gente aqui do Blog da Faex já se rendeu a isso e publicou um artigo relacionado.

Agora, pensando bem, quem melhor do que alguém que viveu completamente isolado por um bom período de tempo, para narrar sua experiência e nos fornecer valiosas informações, a fim de atravessarmos esse mar de desesperança?

Um astronauta, é claro!

É aí que entra a história de Scott Kelly.

Em 2016, a NASA realizou uma experiência até então nunca feita. Enviou para o espaço o astronauta Scott Kelly, enquanto seu irmão-gêmeo permaneceu na Terra, porém sendo monitorado e estudado também.

Isso foi feito para que os cientistas pudessem comparar os efeitos que a vida no espaço provocam no organismo humano. Para que a pesquisa fosse possível, Scott Kelly passou quase um ano vivendo em completo isolamento na Estação Espacial Internacional (ISS).

Ao final desse período e muitos exames laboratoriais depois, concluiu-se que o organismo do astronauta registrou apenas pequenas alterações genéticas, que já voltaram ao normal poucos meses depois de ter retornado à Terra.

O mais interessante de toda essa experiência acabou não sendo o objetivo que ela tinha. E sim, o relato de Scott Kelly sobre como viver no espaço em completo isolamento. Sua história nos traz oito dicas interessantes para cumprirmos a quarentena sem grandes problemas.

São dicas extremamente pontuais. Então vamos rapidamente a elas!

1) SIGA UM CRONOGRAMA

No espaço, Scott seguia uma rigorosa programação de atividades. Isso contribuiu para que os dias passassem mais rapidamente e também com o resultado positivo de seu trabalho. É importante para nós, em isolamento ou distanciamento social, manter também um cronograma de nossas atividades diárias. Com isso, evitamos o ócio e garantimos nossa produtividade.

2) NÃO FORCE O RITMO

Como muitos de nós estamos tendo que viver, trabalhar ou estudar em casa, ou seja, no mesmo ambiente sempre, é normal que automaticamente comecemos a forçar esse ritmo e exigir mais do que aquilo que deveríamos fazer. Nesse sentido, é importante seguir sim um cronograma, mas de forma tranquila, respeitando seus limites. Uma dica muito importante é reservar boas horas da noite para um sono tranquilo e revigorante.

3) FAÇA EXERCÍCIOS

Essa dica é fundamental. Como estamos mais em casa, a tendência é passarmos mais tempo parados. Some a isso uma certa dose de ansiedade e o aumento das calorias ingeridas, e teremos um clássico exemplo de “engordamento”.

É muito importante manter uma rotina diária de exercícios. E, para isso, não precisa se matar praticando alguma atividade por horas a fio. Basta reservar alguns minutos para se exercitar. Hoje, com o auxílio do Youtube, há muitos vídeos disponíveis para lhe ajudar nesse sentido.

4) TENHA UM HOBBY

Quando estamos confinados, é crucial termos alguma atividade diferente, algo que não esteja relacionado com seu trabalho, estudo ou afazeres da casa. Nosso astronauta levou alguns livros para o espaço e se surpreendeu como a prática da leitura o levou a uma incrível viagem silenciosa e muito prazerosa. Como sugestão, além de ler bons livros, você pode aprender algum novo instrumento musical ou mesmo praticar algum tipo de artesanato.

5) ESCREVA UM DIÁRIO

Mesmo que suas lembranças desse período não se transformem futuramente em um livro, o ato de escrever sobre o que está vivenciando é, comprovadamente, muito eficiente para manter sua mente em equilíbrio. E os próprios estudos da NASA afirmam isso. Se você tem uma rotina diária repetitiva, sugerimos que procure escrever sobre o que está sentindo, ao invés de apenas relatar como foi o dia. De toda forma, ao escrever um diário, no mínimo você terá uma valiosa lembrança de uma época única que estamos vivemos.

6) MANTENHA-SE CONECTADO

No espaço, Scott Kelly reservava momentos para se conectar com a família e amigos. Isso o ajudava muito quanto ao seu equilíbrio mental. Com a gente, aqui na Terra, não é diferente. Isolar-se é algo realmente muito difícil. O ser humano não é, nem nunca foi uma ilha, como alguém já disse celebremente um dia. Hoje, com os recursos que a tecnologia nos proporciona, ficou muito mais fácil manter esse tipo de conexão com familiares e amigos. Então aproveite! Faz um bem danado para seu coração.

7) OUÇA OS ESPECIALISTAS

Essa frase do nosso astronauta é clássica e deve ser ouvida: “descobri que a maioria dos problemas da vida não requer ciência avançada, mas quando eles requerem ciência avançada, você deve consultar um cientista”. Em sua experiência na Estação Espacial Internacional, Scotty Kelly se viu obrigado a confiar em pessoas que, muitas vezes, sequer conhecia. Mas tinham conhecimentos específicos que ele não possuía. Em meio à pandemia que vivemos, é muito importante buscarmos nos informar com fontes seguras e com pessoas capacitadas para isso. A desinformação é algo muito preocupante e nos leva, muitas vezes, a tomar atitudes que acabam por prejudicar a nós mesmos.

8) ESTAMOS TODOS CONECTADOS

Essa é uma das partes mais incríveis da experiência de Scott Kelly. Ao passar quase um ano enxergando a Terra do espaço, o astronauta constatou algo que todos sabemos, mas que passou a ter para ele outra relevância. “Vista do espaço, a Terra não tem fronteiras”. A frase resumiu muito sua experiência no espaço. Como ele mesmo relatou, um dos efeitos colaterais dessa visão se deu com relação à compaixão pelos outros. Nosso astronauta conseguiu “enxergar” um planeta inteiro conectado. E é exatamente assim que estamos e devemos agir: pensando nessa conexão e atuando, quando possível, para fazer a vida de alguém um pouco melhor, de alguma maneira.