FAEX, Paixão por Cuidar e Ensinar

Conteúdo atualizado em

10 Filmes para quem faz Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Nossa lista de filmes agora é para o pessoal que escolheu cursar ADS – Análise e Desenvolvimento de Sistemas! E tem de tudo nessa relação só com filmaços que a gente preparou para você!

1) Jobs (direção: Joshua Michael Stern)

Para abrir nossa lista não poderíamos colocar outro filme se não Jobs! O longa conta a história de vida de Steve Jobs, fundador da Apple que revolucionou a tecnologia pelo mundo afora. Mais que um apaixonado por computadores, tablets e smartphones, ele era, acima de tudo, um homem de negócios.


2) Matrix (direção: Andy Wachowski e Lana Wachowski)

A trilogia Matrix marcou a história do cinema pela revolução em efeitos especiais. Além disso, o filme se baseia na existência de um universo paralelo e o personagem principal é justamente um programador. Ele descobre que vivemos em uma espécie de simulação de realidade, que utiliza os corpos das pessoas para geração de energia.


3) 2001, uma Odisseia no Espaço (direção: Stanley Kubrick)

Clássico do cinema mundial, o filme começa com cientistas encontrando um misterioso objeto enterrado na superfície da lua. Com a ajuda de um computador, eles partem em busca de respostas para o enigma. O longa-metragem traz em seu enredo muitos contextos de inteligência artificial.


4) O Jogo da Imitação (direção: Morten Tyldum)

Baseado em fatos reais ocorridos durante a 2ª Guerra Mundial, o filme conta a história do matemático Alan Turing, posteriormente considerado o “pai da informática”. Durante todo o desenrolar do enredo, ele tenta decifrar um código numérico utilizado pelos nazistas em suas transmissões.


5) A Rede Social (direção: David Fincher)

Mark Zuckerberg, co-fundador do Facebook, é retratado nesse filme, que narra a história de criação da maior rede social do mundo. Entre muitas tecnologias demonstradas, traz uma mensagem de empreendedorismo no mundo digital.


6) O Quinto Poder (direção: Bill Condon)

Mais um filme baseado em uma história real, traz a história do site Wikileaks, fundado por Julian Assange. Aborda os vazamentos de informações na internet e as consequentes polêmicas envolvidas.


7) Tron, o Legado (direção: Joseph Kosinski)

A história se passa em um universo alternativo, onde o protagonista tenta encontrar seu pai desaparecido. Trata-se de uma aventura tecnológica, que se baseia num conceito de existência de vida dentro das máquinas.


8) O Homem Bicentenário (direção: Chris Columbus)

O filme retrata a história de um robô e o drama que começa a se desenhar quando ele passa a desenvolver emoções humanas. A história é baseada numa obra de ficção científica escrita por Isaac Asimov e levanta questões sobre a inteligência artificial e até onde pode chegar.


9) Blade Runner, o Caçador de Androides (direção: Ridley Scott)

Clássico dos filmes de ficção científica, conta a história de um caçador de androides num futuro em que robôs e humanos tentam coexistir. A história destaca a inteligência artificial em detrimento dos sentimentos da humanidade.


10) A Teoria de Tudo (direção: James Marsh)

Mais um enredo baseado em fatos verdadeiros, conta a relação entre o físico inglês Stephen Hawking e sua mulher Jane. Retrata com muita emoção o envolvimento de Hawking com o conhecimento, uma paixão que não foi interrompida nem com as limitações impostas por sua doença degenerativa.