FAEX, Paixão por Cuidar e Ensinar

Conteúdo atualizado em

10 Filmes para quem faz Ciências Contábeis

Números e mais números, contas de todo tipo, incríveis histórias que envolvem muito raciocínio e, é claro, a matemática! Essa lista de 10 filmes foi feita especialmente para você, que escolheu cursar Ciências Contábeis!

1) O Contador (direção: Gavin O’Connor)

O personagem principal do filme é um contador que supera suas dificuldades com o autismo. O que ninguém sabe é que ele leva uma vida dupla, prestando serviços para uma perigosa organização criminosa.


2) Um Sonho de Liberdade (direção: Frank Darabont)

Clássico do cinema mundial, o filme traz a história de um contador que é preso, acusado de matar a esposa e o amante dela. Na cadeia, usa de seus conhecimentos, fazendo a declaração de imposto de renda das autoridades, para conquistar algumas regalias enquanto aguarda sua execução.


3) O Lobo de Wall Street (direção: Martin Scorsese)

Baseado em uma história real, o filme conta a história de Jordan Belfort, um corretor de ações que fez fortuna na bolsa de valores americana. Ao utilizar de métodos ilícitos, acaba despertando a atenção da polícia.


4) Os Intocáveis (direção: Brian de Palma)

O filme conta a história de um dos maiores mafiosos de todos os tempos, Al Capone, e a forma como ele acabou sendo preso – por intermédio do trabalho de um Contador, que conseguiu que a polícia de Chicago tivesse acesso aos arquivos contábeis de sua organização criminosa.


5) Até que a Sorte nos Separe (direção: Roberto Santucci)

Comédia do cinema brasileiro, o filme traz uma grande lição para os telespectadores: como administrar o dinheiro que se ganha. No caso dessa história, como NÃO administrar, considerando que o personagem principal acaba perdendo todo seu dinheiro.


6) Margin Call, o Dia Antes do Fim (direção: J.C. Chandor)

O crash da Bolsa de Valores em 2008 é o enredo central deste filme, que mostra como algumas pessoas tiveram um papel fundamental para os fatos que antecederam o acontecimento que abalou a economia mundial.


7) Wall Street – Poder e Cobiça (direção: Oliver Stone)

O filme conta a história de um jovem contador que utiliza de informações privilegiadas para atuar no mercado financeiro e conseguir emprego com um bilionário. Para isso, no entanto, utiliza de meios pouco éticos e legais.


8) Enron: os mais espertos da sala (direção: Alex Gibney)

Esse documentário conta a história de uma das maiores empresas americanas, que se baseou numa fraude contábil para mascarar a realidade, fazendo com que a empresa parecesse um fenômeno de crescimento.


9) Fuga à meia-noite (direção: Martin Brest)

O filme narra a trajetória de um contador que conseguiu enganar a Máfia inteira. O enredo demonstra como a área de contabilidade possui um poder enorme nas empresas, tanto para o bem quanto para o mal.


10) Trabalho Interno (direção: Charles Ferguson)

Esse documentário é uma ótima oportunidade para entendermos o funcionamento das instituições financeiras. Com vários depoimentos, descreve a rotina daqueles que trabalham na área econômica.