10 Filmes para quem cursa Direito

Quer se inspirar ainda mais na área que você escolheu? Então confere a lista que preparamos com 10 filmes com temática interessante para quem sonha com o universo jurídico. Confira:

1) A Firma (direção: Sidney Pollack)

Um jovem e promissor advogado é recrutado por uma grande empresa de advocacia e, com isso, vê sua carreira decolar. Entretanto, descobre que a firma em que trabalha está sendo investigada pelo FBI.

2) Filadélfia (direção: Jonathan Demme)

Um advogado é demitido do escritório em que trabalhava por ter sido diagnosticado com Aids. Ele então contrata um advogado declaradamente homofóbico para lhe defender. O filme retrata a disputa jurídica diante da situação.

3) A Condenação (direção: Tony Goldwyn)

Convencida da inocência de seu irmão, acusado de assassinato e sentenciado à prisão perpétua, uma garçonete volta a estudar Direito para defende-lo e tentar reverter o julgamento.

4) A vida de David Gale (direção: Alan Parker)

Baseado em uma história real, conta a trajetória de David Gale, um ativista na luta contra a pena de morte nos Estados Unidos. Ironicamente, ele acaba sendo injustamente acusado pelo assassinato de um colega de trabalho e é sentenciado à pena de morte.

5) Um Sonho de Liberdade (direção: Frank Darabont)

Clássico do cinema mundial, o filme traz a história de um contador que é preso, acusado de matar a esposa e o amante dela. Na cadeia, usa de seus conhecimentos, fazendo a declaração de imposto de renda das autoridades. O filme demonstra muito claramente a questão prisional nos Estados Unidos.

6) O Poder e a Lei (direção: Brad Furman)

O filme conta a história deMick Haller, um advogado criminal de Los Angeles que trabalha com métodos inusitados. Seu escritório é seu carro, onde atende aos clientes. Tudo segue normalmente até que um dia é escolhido para atender um milionário, acusado de assassinato.

7) Erin Brockovich (direção: Seteven Soderbergh)

Erin Brockovich é uma mãe de família que trabalha em um escritório de advocacia. Ela descobre que uma empresa está contaminando a água de sua cidade e começa uma investigação que trará sérias consequências.

8) Questão de Honra (direção: Rob Reiner)

O filme retrata a história de um jovem advogado que é contratado para defender dois oficiais da Marinha, acusados pelo assassinato de um colega em uma base militar. Existe a suspeita de que há algo maior acontecendo por trás do crime.

9) Acima de Qualquer Suspeita (direção: Alan J. Pakula)

Um promotor, que investiga a morte de uma colega de trabalho, acaba se tornando o principal suspeito depois que seu romance com a vítima é descoberto. Ele então luta de todas as formas para provar sua inocência.

10) Advogado do Diabo (direção: Taylor Rackford)

Um jovem advogado que atua em uma pequena cidade é famoso por nunca ter perdido um caso. Ele então é convidado para trabalhar no maior escritório de Nova York e, aos poucos, descobre que algo muito misterioso acontece lá dentro.