FAEX, Paixão por Cuidar e Ensinar

Conteúdo atualizado em

10 Filmes para quem faz Engenharia Civil

Atenção futuros Engenheiros Civis! A gente preparou uma lista de filmes super bacanas, com enredos que interessam (ou podem interessar) para quem atua na área. Então preparem suas pipocas e divirtam-se!

1) A Ponte do Rio Kwai (direção: David Lean)

É um clássico do cinema mundial, lançado em 1957. Conta a história de um grupo de prisioneiros britânicos que são obrigados a construir uma ponte sob o rio Kwai, na Tailândia, durante a 2ª Guerra Mundial.


2) A Origem (direção: Christopher Nolan)

Filme de ficção científica futurista, repleto de referências à engenharia. Narra a história de um criminoso, especialista em roubar segredos do subconsciente das pessoas durante seus sonhos. No transcorrer do filme, a criatividade da mente humana permite a construção de diversos cenários.


3) Inferno na Torre (direção: John Guillermin)

A história se passa na cidade de São Francisco (EUA), onde estaria o maior edifício construído no mundo. No dia de sua inauguração, um curto-circuito no sistema elétrico do prédio provoca um grande incêndio, isolando centenas de pessoas nos andares mais altos.


4) Apollo 18 (direção: Gonzalo López-Gallego)

Filmaço de ficção científica, que narra a história da espaçonave Apollo 18. Nela, dois astronautas posam na lua para estudar o solo, clima e gravidade do lugar. Prato cheio para estudantes de engenharia.


5) Tempo de Recomeçar (direção: Irwin Winkler)

O filme conta a história de um homem diagnosticado com câncer terminal. Ele então chama seu filho para ajudar a construir a casa de seus sonhos. Trabalhando juntos, eles reconstroem a relação entre pai e filho.


6) Meia-noite em Paris (direção: Woody Allen)

Para os apaixonados por prédios, casas e suas fachadas. O filme conta a história de um jovem escritor que descobre uma espécie de portal entre a Paris atual e a cidade em 1920. Com uma cenografia incrível, mostra com precisão a evolução arquitetônica da capital francesa.


7) Construindo Pontes (direção: Heloísa Passos)

Filme brasileiro, recém-lançado, que conta a história da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu e a consequente inundação da famosa “7 Quedas”. Paralelamente, narra a relação de um engenheiro civil e sua filha.


8) A Prisioneira (direção: Giles Paquet-Brenner)

Esse terror se passa no edifício Malestrazza, cenários de sombrios assassinatos no passado. Quinze anos depois, uma engenheira chega ao prédio para preparar o local para a demolição e descobre outros segredos escondidos.

https://www.youtube.com/watch?v=dhDxrI5cXLQ

9) Mil Dias: a saga da construção de Brasília (direção: Fernando Honesko)

Minissérie produzida pelo canal History, o filme retrata detalhadamente a construção de Brasília. Com uma bela cenografia, a caracterização da época é espetacular. A história demonstra com muita clareza todas as dificuldades encontradas para inaugurar a capital.


10) Treze Dias Longe do Sol (direção: Luciano Moura)

Para fechar nossa lista, mais um filme brasileiro. Todo o enredo se desenvolve durante o desabamento de um prédio, onde está localizado um centro médico, por falhas na engenharia do lugar. Durante treze longos dias, os sobreviventes, incluindo os protagonistas, vivem momentos de muita tensão.