10 Filmes para quem faz Engenharia de Controle e Automação e Mecatrônica Industrial

Muita tecnologia na lista que preparamos para os estudantes de Engenharia de Controle e Automação e Mecatrônica Industrial! Preparem-se porque o futuro vem aí, com robôs, espaçonaves, supercomputadores e máquinas inteligentes…

1) Ela (direção: Spike Jonze)

O filme se passa num futuro próximo e o personagem principal é um escritor que, cansado de viver na solidão, compra um sistema operacional com avançada inteligência artificial, inclusive com consciência. Logo ele se vê apaixonado por essa máquina e é aí que começa o grande dilema apresentado pelo filme.

2) 2001, Uma Odisseia no Espaço (direção: Stanley Kubrick)

Clássico do cinema mundial, o filme começa com cientistas encontrando um misterioso objeto enterrado na superfície da lua. Com a ajuda de um computador, eles partem em busca de respostas para o enigma. O longa-metragem traz em seu enredo muitos contextos de inteligência artificial.

3) O Jogo da Imitação (direção: Morten Tyldum)

Baseado em fatos reais ocorridos durante a 2ª Guerra Mundial, o filme conta a história do matemático Alan Turing, posteriormente considerado o “pai da informática”. Durante todo o desenrolar do enredo, ele tenta decifrar um código numérico utilizado pelos nazistas em suas transmissões.

4) Tron, o Legado (direção: Joseph Kosinski)

A história se passa em um universo alternativo, onde o protagonista tenta encontrar seu pai desaparecido. Trata-se de uma aventura tecnológica, que se baseia num conceito de existência de vida dentro das máquinas.

5) O Homem Bicentenário (direção: Chris Columbus)

O filme retrata a história de um robô e o drama que começa a se desenhar quando ele passa a desenvolver emoções humanas. A história é baseada numa obra de ficção científica escrita por Isaac Asimov e levanta questões sobre a inteligência artificial e até onde pode chegar.

6) Blade Runner, o Caçador de Androides (direção: Ridley Scott)

Clássico dos filmes de ficção científica, conta a história de um caçador de androides num futuro em que robôs e humanos tentam coexistir. A história destaca a inteligência artificial em detrimento dos sentimentos da humanidade.

7) A Teoria de Tudo (direção: James Marsh)

Mais um enredo baseado em fatos verdadeiros, conta a relação entre o físico inglês Stephen Hawking e sua mulher Jane. Retrata com muita emoção o envolvimento de Hawking com o conhecimento, uma paixão que não foi interrompida nem com as limitações impostas por sua doença degenerativa.

8) Jobs (direção: Joshua Michael Stern)

O filme conta a história de vida de Steve Jobs, fundador da Apple que revolucionou a tecnologia pelo mundo afora. Mais que um apaixonado por computadores, tablets e smartphones, ele era, acima de tudo, um homem de negócios.

9) Apollo 18 (direção: Gonzalo López-Gallego)

Filmaço de ficção científica, que narra a história da espaçonave Apollo 18. Nela, dois astronautas posam na lua para estudar o solo, clima e gravidade do lugar. Prato cheio para estudantes de Mecatrônica.

10) O Exterminador do Futuro (direção: Tim Miller)

Clássico de ficção científica. O filme aborda conceitos de inteligência artificial e narra a história de um ciborgue que viaja no tempo com o objetivo de alterar os rumos da história.