FAEX, Paixão por Cuidar e Ensinar

Conteúdo atualizado em

10 Filmes para quem faz Psicologia

O que não faltam, no cinema mundial, são histórias que se encaixam perfeitamente para quem escolheu trilhar os caminhos da Psicologia. Então a gente preparou uma lista com 10 filmes com temática muito interessante sobre o assunto. Confira!

1) Precisamos falar sobre o Kevin (direção: Lynne Ramsay)

Abrimos a lista com um filme realmente impactante. Baseado em uma história real, o Kevin do título é um típico adolescente americano que vive em uma família tranquila. Mesmo nesse ambiente, ele começa a demonstrar sinais de que algo está errado. Muito errado. Esse é o enredo de um filme que vai e volta no tempo para mostrar, sob a ótica da mãe de Kevin, tudo que aconteceu e marcou suas vidas para sempre.


2) O Iluminado (direção: Stanley Kubrick)

Um clássico de terror. Conta a história de um homem que se muda com sua mulher e filho para trabalhar como vigia em um isolado hotel no Colorado (EUA). Com o passar do tempo e o isolamento excessivo, seu filho começa a ter visão de acontecimentos ligados ao local, enquanto o homem fica cada dia mais agressivo. Um thriller psicológico.


3) Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (direção: Michel Gondry)

Uma história de amor. No filme, o personagem principal descobre que o amor de sua vida fez um procedimento e o apagou completamente de sua memória. Ele então resolve fazer o mesmo, mas desiste da ideia e acaba preso em sua mente, enquanto os especialistas não sabem que ele desistiu.


4) Forrest Gump: o Contador de Histórias (direção: Robert Zemeckis)

Outro clássico para nossa lista. Vencedor de seis Oscars, incluindo Melhor Filme, conta a história de Forrest Gump, um rapaz com QI abaixo da média, que viaja por diversas lugares e testemunha importantes momentos da história americana.


5) Tomboy (direção: Céline Sciamma)

Muito drama nesse longa-metragem que traz a história de uma garota de 10 anos de idade, que se muda com a família para um novo bairro. Por ter cabelo curto e gostar de roupas masculinas, ela é confundida com um menino por outra garota que é sua vizinha. O enredo da história então está formado, já que a personagem principal resolve deixar que sua amiga pense que é um menino, passando a levar uma vida dupla.


6) Uma mente brilhante (direção: Ron Howard)

Essa é a história real de um gênio da Matemática: John Forbes Nash Jr. Aos 21 anos de idade, ele já tinha o seu talento reconhecido. Seu drama pessoal tem início quando ele começa a desenvolver esquizofrenia. Apesar da doença, acaba conquistando o Prêmio Nobel.


7) Um Estranho no Ninho (direção: Milos Forman)

O filme é ambientado em uma clínica psiquiátrica. Conta a história de um prisioneiro que finge uma doença mental e acaba sendo transferido para a clínica. No lugar, ele começa a incentivar os demais pacientes a se rebelarem, mas isso vai lhe custar um alto preço.


8) Gênio Indomável (direção: Gus Van Sant)

Traz a história de um jovem com uma mente brilhante voltada à matemática. Rebelde, ele conhece um professor que tenta explorar suas potencialidades de forma a fazê-lo brilhar.


9) Cisne Negro (direção: Darren Aronofsky)

Prato cheio para quem gosta de um bom drama psicológico, o filme traz a história de uma bailarina profissional que busca a todo custo atingir a perfeição artística. Essa ânsia pelo sucesso desperta os aspectos mais sombrios de sua personalidade.


10) Um método perigoso (direção: David Cronenberg)

O filme narra o início de um conflito entre dois dos maiores gênios da Psicologia: Sigmund Freud e Carl Jung. Tudo por conta de uma paciente chamada Sabina Spielrein, que passa por um tratamento contra histeria com Carl Jung, que utiliza métodos de Freud.