FAEX, Paixão por Cuidar e Ensinar

Conteúdo atualizado em

5 dicas eficientes para conseguir um bom estágio

 

Se você está procurando seu primeiro emprego ou mesmo está indo atrás de novas oportunidades profissionais, o mercado de trabalho possui algumas regras e exigências que, se cumpridas, facilitarão as coisas para seu crescimento na profissão escolhida. Vasculhando a internet, há muito conteúdo apresentando estratégias para conseguir um bom estágio na sua área de atuação. Para facilitar, compilamos as principais dicas que especialistas na área apontam como observações certeiras na hora de conseguir um estágio ou emprego.

1) Desenvolva habilidades que as empresas adoram

A primeira das nossas 5 super eficientes dicas é bem pessoal e tem a ver bastante com seu perfil comportamental. Cada vez mais, as empresas e o mercado de trabalho como um todo valorizam certos requisitos que nos caracterizam como pessoas. Ser criativo e buscar sempre ideias inovadoras, trabalhar bem em equipe, ter uma atitude proativa, manter uma postura otimista, todas essas situações são bons exemplos de habilidades que podemos desenvolver. A comunicação é outra habilidade muito valorizada, portanto, é importante saber se expressar, ser compreendido e, é claro, não escorregar na língua portuguesa.

2) Ok, é seu primeiro emprego, mas… Tenha experiências!

Se você estiver procurando sua primeira oportunidade no mercado de trabalho, é natural imaginar que terá mais dificuldades, afinal como apresentar um currículo sem nunca ter trabalhado? Mas o fato de não ter experiência profissional não significa não ter outras experiências para apresentar. Um ótimo exemplo são palestras que você participou e cursos complementares, como informática, inglês, etc. Toda sua experiência que contribui com a construção do seu perfil profissional é válida e, pode ter certeza, as empresas vão olhar com muito bons olhos. Os próprios cursos de extensão oferecidos ao longo da sua graduação são excelentes apresentações e podem agregar muito valor ao seu currículo.

3) Foco, força e fé!

Na verdade a dica é apenas FOCO, mas para manter um bom nível de estratégia e concentração você irá precisar de força e fé. Ter um foco bem definido em sua carreira é, na verdade, o primeiro passo para seu futuro sucesso. É fundamental manter-se concentrado em sua área de atuação e a busca por empresas no ramo escolhido é o caminho ideal. Esse é justamente outro ponto importante: procure saber sobre a empresa antes da entrevista, estude sua história, área de atuação, produtos, etc.

4) Mantenha a calma

Parece uma dica boba, mas pode apostar que não é. Manter-se tranquilo durante sua entrevista é muito importante para que toda sua apresentação não vá água abaixo. O segredo é preparar-se antes – quanto mais puder treinar o momento da entrevista melhor. Faça exercícios em frente a um espelho, simulando as perguntas e treinando suas respostas. Com a repetição, você se sentirá mais seguro e correrá menos riscos. Outra boa forma de manter-se calmo é através da respiração. Inspire e expire profundamente, quantas vezes for necessário até você se sentir mais tranquilo e relaxado.

5) Prepare-se para seu “novo currículo”

Assim como muita coisa mudou e está mudando em razão da pandemia, também a sua apresentação profissional está mudando. Não será surpresa, por exemplo, se sua entrevista de emprego acontecer através de uma chamada de vídeo. Portanto, além de um bom currículo, claro e bem apresentado, você deverá estar pronto para mostrar um “novo currículo”, que poderá inclusive contar com uma apresentação em vídeo. O uso da tecnologia é muito bem-vindo e um conteúdo multimídia pode ser seu diferencial. Para seu vídeo-apresentação, treine bastante e produza algo curto e conciso, preocupe-se com o cenário à sua volta e fale com clareza e tranquilidade.