FAEX, Paixão por Cuidar e Ensinar

Conteúdo atualizado em

Saiba como melhorar seu desempenho nos estudos

Criada pelo escritor e empresário italiano Francesco Cirillo no final da década de 80, a técnica Pomodoro é um método de gestão de tempo que se mostra, até hoje, extremamente eficiente.

Muito simples, a técnica se baseia em cronometrar com precisão o tempo destinado para suas atividades.

Isso pode ajudar muito na hora de estudar, porque o método contribui para mantermos a disciplina, garantindo um alto nível de produtividade.

Segundo estudos, ao utilizarmos o método, estamos ainda melhorando a agilidade do cérebro e estimulando nosso foco.

Funciona assim:

– Relacione suas tarefas.

– Com o uso de um cronômetro (todo celular tem um cronômetro), divida períodos de 25 minutos, quando você irá se dedicar integralmente à determinada tarefa de sua lista.

– Após esse período de 25 minutos (chamado de 1 pomodoro), tenha um intervalo de 5 minutos para descanso, retornando para mais um período de 25 minutos. Vá eliminando as tarefas concluídas de sua lista.

– Repita isso por quatro vezes e, em seguida, descanse de 15 a 30 minutos.

A Técnica Pomodoro pode parecer um método rígido, mas é muito eficiente e pouco desgastante. Afinal, concentrar-se totalmente durante um período de 25 minutos não é tão difícil assim.

Você pode utilizar-se de quantos pomodoros (períodos de 25 minutos) forem necessários para concluir sua lista de atividades.