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Soft skills: como desenvolver competências emocionais no ambiente de trabalho?

Você já sentiu que o clima organizacional do seu local de trabalho poderia ser melhor? Já percebeu ou participou de conflitos pessoais dentro do trabalho e pensou que as emoções deveriam ser melhor gerenciadas? Conheça a importância das SOFT SKILLS!

Soft skills são as habilidades humanas do profissional dentro do ambiente de trabalho e compreendem como ele lida com as próprias emoções, com situações desconfortáveis, com os clientes e com colegas de trabalho, inclusive chefes e subordinados. Dentre elas estão a inteligência emocional, resiliência, clareza na comunicação, transparência, honestidade, organização do ambiente de trabalho, gestão do tempo, habilidade para trabalhar em equipe, flexibilidade, lealdade, positividade e confiança.

As competências relativas às relações interpessoais são muito importantes para diversos aspectos da vida e têm como ponto de partida o autoconhecimento. Isto pois, ao compreendermos nossas próprias emoções e pensamentos, aprendemos também a gerenciar o nosso tempo e a nossa energia de acordo com nossas características, estabelecemos nossos limites, valorizamos nossos pontos fortes, identificamos os pontos que demandam atenção e passamos a delegar atividades que não nos encaixam. 

A combinação destas descobertas melhora as nossas relações com a nossa equipe de trabalho e contribui muito com a nossa autoestima e autoconfiança. Saber interpretar os sentimentos por trás de determinada situação, identificar quando não é um bom dia para um colega, cliente ou até para nós mesmos, entender o tempo e qualidade de produção da equipe em momentos diversos, buscar isolar sentimentos pessoais em relação a um colega e notar quando alguém precisa de incentivo são alguns dos exemplos nos quais as soft skills são preponderantes na produtividade da equipe e até mesmo na saúde mental e emocional dos colaboradores.

É por isso que as soft skills, que são competências relacionadas à responsabilidade psicológica, emocional e social, passam a ser interpretadas como muito importantes para determinar o clima organizacional e as relações interpessoais que ocorrem dentro da empresa, as quais têm reflexo direto na qualidade dos trabalhos desempenhados dentro da organização e até mesmo na qualidade de vida dos que nela trabalham.

Uma empresa com profissionais com altas soft skills tem altas chances de ser um ambiente livre de ansiedade, com o mínimo possível de conflitos pessoais, com colaboradores que se sentem livres para expressar suas ideias, que sabem se comunicar e, por isso, conseguem focar com tranquilidade em suas tarefas e pensar e propor novas soluções. Além da melhoria na dinâmica interna, este clima costuma transparecer para os clientes e parceiros, que acabam percebendo na empresa um ambiente harmonioso e convidativo e se sentem mais atraídos para fazerem parte dela.

E na prática, como  desenvolver as Soft Skills?

Primeiramente, para que a gente aprenda a lidar com as nossas emoções é importante a gente as reconheça!

Uma prática interessante para você começar a trabalhar as suas habilidades pessoais ainda hoje é: quando você sentir emoções, especialmente as negativas, identifique-as em voz alta – “estou bravo”, “estou triste”, “estou ansioso”. Depois de reconhecer o seu sentimento, trace um caminho que funcione para você para extravasar esse sentimento. Se estiver no trabalho, saia ao ambiente externo e respire fundo por 10 minutos, ou vá ao banheiro e chore – não precisa sentir vergonha alguma por isso.

Se a emoção te perseguir até a hora de ir embora, grite num travesseiro quando chegar em casa, desabafe com um amigo, vá praticar um esporte, foque no seu hobby, dance, jogue um jogo, enfim, faça alguma atividade que te permita extravasar esse sentimento negativo. A função deste exercício não é suprimir ou fugir de sentimento algum, pelo contrário: a ideia é reconhecê-lo e canalizá-lo em alguma atividade que permita com que ele seja naturalmente dissipado.

No médio a longo prazo, pratique atividades que te tragam constância, calma e disciplina: exercícios físicos regulares, alimentação equilibrada, meditação mindfulness, terapia, atividades sociais, praticar diariamente a gratidão até pelas pequenas conquistas, praticar escuta ativa sempre que possível, pedir feedbacks a pessoas próximas, reforçar seus limites pessoais, entre outros.

Lembre-se: o autoconhecimento abre o nosso olhar para também compreender e lidar com o outro pois quando entendemos a nossa humanidade e como ela nos desafia, passamos a olhar para a humanidade do outro com mais empatia e respeito.

As Soft Skills são habilidades que já estão na mira dos recrutadores e das grandes empresas e com certeza também farão muita diferença nas suas relações pessoais. E com essas dicas da FAEX, você pode começar a desenvolvê-las ainda hoje!