FAEX, Paixão por Cuidar e Ensinar

Conteúdo atualizado em

Será que é hora de dar uma pausa? Aprenda a descansar!

Você consegue dizer qual foi a última vez que você realmente descansou? Colocou as tarefas e preocupações de lado, ignorou o celular por algum tempo, esteve presente no seu momento de descanso, respirou fundo, sentiu o tempo passar mais devagar? É muito provável que você responda que não consegue experimentar um descanso assim há um bom tempo; e você não é o(a) único(a). Hoje, estamos aqui para te explicar por que precisamos tratar o descanso de qualidade como uma prioridade.

Estamos descansando cada vez menos e nos culpando cada vez mais pelos poucos momentos em que conseguimos descansar. Entre os vários fatores que concretizam esta realidade, estão a migração para o trabalho remoto – que, quando não bem administrado, nos usurpa o refúgio de tranquilidade que é a nossa casa -, a constante exposição às redes sociais – que tende a nos induzir a pensar que podemos ser mais produtivos o tempo todo – e a consequente ansiedade decorrente destes e outros fatores, que nos paralisa e prejudica nossos momentos de descanso, pois ficamos constantemente pensando no que poderíamos estar fazendo e não nos conseguimos focar no presente, seja no descanso, seja na tarefa que requer nossa atenção.

A primeira associação que fazemos quando falamos sobre descanso é o sono – e ele é, de fato, uma imposição fisiológica que deve ser respeitada. Dormir bem faz parte do ciclo que nos mantém vivos, é o que nos garante atenção quando estamos acordados, não apenas às tarefas complexas, mas também às domésticas e rotineiras – como lembrar de desligar o fogão! – e é também uma função que nos permite raciocinar de maneira lógica e executar nossas capacidades motoras. 

Mas apesar do sono ser uma parte crucial do nosso descanso, ele não é a única. Descansar é também, enquanto acordado, aproveitar um momento ou uma atividade de lazer capaz de desligar a nossa mente dos afazeres. Ler, ouvir música, dançar, assistir a uma série ou filme, conectar-se à natureza, meditar e até mesmo fazer absolutamente nada são algumas das opções para o momento de descanso; o importante é escolher algo que consiga te tirar as preocupações da cabeça.

Você percebeu que excluímos da lista de atividades de descanso interagir nas redes sociais? Essa exclusão não foi por acaso. Além do celular ser um canal direto ao trabalho e às tarefas das quais queremos descansar, a dinâmica das redes sociais nos entorpece de forma que acabamos depositando nelas mais tempo e energia do que planejamos, o que pode nos despertar gatilhos de comparação e ansiedade – justamente o que queremos afastar quando descansamos. Por isso, lembre-se: descansar é desligar de tudo que possa trazer preocupações.

Agora que você já sabe que descansar é importante, pode estar se perguntando: como melhorar meus momentos de descanso?

Se descanso é algo que você não está conseguindo conciliar entre as suas tarefas, transforme-o em uma! Crie na sua agenda a sua rotina de descanso, com horários estabelecidos e rígidos, ou seja, no seu momento de descanso, não encaixe nenhum outro compromisso. É claro que você pode adequá-lo na agenda se houver flexibilidade, mas é importante que você estabeleça uma quantidade de tempo que você necessariamente reservará para descansar. Esta prática é muito benéfica porque, quando você disciplina seu horário de descanso, você tende a abolir a prática de encaixar pequenas distrações às suas atividades sob o pretexto de “descansos rápidos” e foca intensamente nelas, sabendo que terá um momento de verdadeiro relaxamento em breve.

Após fixar na agenda o seu momento de desligar, dê ciência a todos com quem você tem compromissos que aquele momento é inviolável. Se você é o tipo de pessoa que se sente culpada por descansar, pratique falar em voz alta a máxima “descansar é preciso” e a repita sempre que o sentimento de culpa bater.

Descansar não é uma questão de preguiça, mas de saúde. Respeitar nossos momentos de descanso, além de ser uma chave para aumentar a nossa produtividade nos momentos de trabalho, nos permite reconhecer os nossos próprios limites e até mesmo perceber os limites dos outros com mais facilidade.