Tudo que você precisa saber sobre Cursos de Extensão

A nossa relação com a qualificação acadêmica e profissional mudou, muito em virtude das inovações no cotidiano e em praticamente todos os setores do mercado de trabalho. Especialmente depois da pandemia, a oferta e a demanda de cursos livres e de extensão aumentaram muito, pois muitos viram a chance de darem mais um passo em direção à ascensão profissional enquanto estavam em casa.

Mas afinal, você sabe o que é um curso de extensão?

O curso de extensão – ou extensão universitária – é um curso de duração curta ou média e de caráter não obrigatório, voltado à área acadêmica, prático-profissional ou cultural, podendo ser restrito a determinado público ou de ampla abrangência, ofertado necessariamente por uma Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC –  o que é o principal aspecto que o difere de um curso livre.

Ultimamente, os cursos de extensão prático-profissionais têm se destacado bastante, pois são opções muito interessantes para quem quer complementar o currículo: são rápidos, focados, acessíveis, eficazes, certificados e geralmente ministrados na modalidade online.

O que um curso de extensão ensina?

Alguns cursos de extensão tratam de competências mais amplas (soft skills), como domínio de ferramentas eletrônicas comumente exigidas pelo mercado de trabalho, e outros são mais específicos dentro de uma determinada área de atuação. No primeiro caso, é comum que a Instituição sequer exija pré-requisitos, pois trata de habilidades gerais amplamente úteis e que podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa. Já a segunda modalidade pode ser restrita à comprovação de conclusão ou matrícula em cursos correlatos àquela área de competência.

Precisa já ser aluno da Instituição?

O melhor de tudo é que, independentemente de existirem ou não pré-requisitos, você não precisa ser aluno da Instituição que o oferta para poder se matricular no curso de extensão! Esta modalidade de qualificação é dirigida ao público interno e externo da faculdade e qualquer interessado pode se inscrever, desde que cumpra os pré-requisitos, quando há.

Quanto custa?

A matrícula em uma extensão universitária varia de acordo com o curso e com a instituição. Enquanto cursos soft-skills costumam ser mais baratos – gratuitos a R$400 reais -, cursos específicos de determinadas áreas de atuação podem variar de R$500 a R$1000 reais.

É certificado?

Seja qual for a modalidade da extensão, a grande vantagem é que, em pouco tempo, você recebe um certificado de uma Instituição de Ensino Superior credenciada pelo MEC que comprova a sua habilidade naquela área de atuação e pode apresentá-lo em seu currículo com segurança e credibilidade – e se você for aluno de graduação, pode utilizá-lo também para computar horas complementares!

Vale a pena investir?

Não é segredo que quem se qualifica sai na frente. Diversas são as pesquisas que demonstram que quanto maior a especialização do profissional, maiores seus salários e suas chances de promoção. Seja qual for a sua demanda – destacar-se ou recolocar-se no mercado de trabalho, cumprir exigências da profissão, ampliar os horizontes ou simplesmente adquirir uma nova competência -, vale a pena conferir as vantagens da extensão universitária.

Você já conhece a extensão universitária FAEX?

Ainda temos inscrições abertas, acesse https://faex.edu.br/extensao/ e garanta sua vaga!