Esqueça a sala de aula que você sempre conheceu. Ela não existe mais!

Que essa pandemia vem acelerando enlouquecidamente todos os processos tecnológicos isso a gente já não tem a menor dúvida. O próprio home office chegou para ficar dentro das empresas e serve bem de exemplo disso.

Ressignificar tudo em nossas vidas é a tendência do momento. Estamos revendo conceitos, comportamentos, prioridades, espaços, hábitos, e por aí vai. Certamente o mundo em que vivíamos no longínquo março de 2020, esse não existe mais. Nem voltará.

Com a educação, o processo de aprendizagem, é a mesma coisa. Enquanto ainda não conseguimos voltar às aulas presenciais, as escolas, de uma forma geral, estão se adaptando e integrando seu ensino ao ambiente digital. Mas isso é alguma novidade? Não, afinal o Ensino à Distância, o famoso EAD, já existia antes. Entretanto, porém, todavia… o ensino híbrido, que já vinha sendo explorado, a partir de agora será o caminho a seguir.

A interessante mistura entre a aprendizagem virtual, muito mais focada para o ensino prático, com a possibilidade infinita do uso da tecnologia para complementar todo o conhecimento envolvido. O ensino do futuro passa por essa tendência.

No caso específico da FAEX, a tecnologia já fazia parte do dia-a-dia de alunos e professores. A faculdade inclusive sempre ostentou a ligação de sua marca com as tendências de inovação. O resultado disso foi aparente: quando a pandemia chegou por aqui, todas as faculdades da região simplesmente tiveram que parar por um tempo, até se adaptarem ao ensino virtual. Todas, menos a FAEX, que imediatamente migrou seu ensino. Com isso, milhares de alunos tiveram garantido o andamento regular do seu calendário escolar. Agora, são esses mesmos alunos que estão entrando normalmente de férias, enquanto a maioria das outras instituições segue com suas aulas na tentativa de recuperar o tempo perdido.

O ensino híbrido vai além simplesmente da junção de aulas presenciais com educação à distância. Ele ressignifica também o conceito da sala-de-aula física. Como a gente conhecia, ela não vai mais existir. A sala-de-aula do futuro não terá tantas paredes, tantas janelas, nem tampouco será local para apenas sentar, ouvir um professor falando, escrever num caderno comum e, com essa dinâmica, aprender. A sala agora irá muito mais além, permitindo ao aluno o uso incondicional de sua criatividade, valorizando sua relação com cada professor, trazendo uma amplitude gigantesca ao processo de aprendizagem.

A ideia não é apenas formar bons profissionais, e sim, formar profissionais preparados para um mercado de trabalho em constante mutação, formar profissionais que estejam prontos para o uso de qualquer ferramenta tecnológica, profissionais que irão ter a percepção do desafio de uma forma bastante diferente, encarando com naturalidade, empolgação e uma boa dose de criatividade.

A criatividade aliás também será outro diferencial. Do mesmo jeito, que o ensino do futuro será ainda mais criativo, vamos esperar, como resultado, que os profissionais do futuro também sejam. Afinal, num mundo onde vivemos literalmente o futuro e suas inovações todos os dias, natural e consequente que os profissionais estejam prontos para isso.

Acompanhar toda essa evolução, estar atento a todas essas tendências e, principalmente, não parar no tempo e achar que está tudo OK, porque não vai estar. São dicas importantes para o momento que vivemos. Mais que isso, é o caminho a seguir, uma questão mesmo de sobrevivência.

E você, parou pra pensar qual seu papel nisso tudo? Irá sentar e ver a banda passar da janela, ou será aquele que vai sair do lugar comum, que buscará novos conhecimentos, se capacitará para o mercado de trabalho futuro e, certamente, será senhor de si e de suas conquistas. Quem você será?