FAEX reúne todos os seus coordenadores para falar sobre a Pandemia

“Tudo mudou e nada será como antes”, essa frase resume bem como foi a live promovida pela FAEX na manhã deste sábado 25, reunindo todos os coordenadores dos cursos e contando ainda com a participação de Alexandre Mathias, da Liga Educacional, e do professor Marco Antônio, que também é mantenedor da instituição.

A frase acima é da professora Cláudia Cobêro, coordenadora dos cursos de Psicologia e Gestão de Recursos Humanos. O assunto do momento, a pandemia da Covid-19 e suas consequências foi abordado durante toda a transmissão, com enfoque total na forma como a FAEX reagiu à situação e adaptou rapidamente seu sistema de ensino. Com isso, o calendário letivo foi mantido e os alunos não foram prejudicados.

A live foi aberta por Alexandre Mathias que falou da importância do momento que vivemos para todas as áreas, inclusive a educação. Na sequência, o professor Marco Antonio reforçou o papel da FAEX de estar ao lado de seus alunos.

Roberta Martins, coordenadora do curso de Engenharia Civil, também falou sobre a evolução que cada setor teve que fazer para se adaptar a esse novo mundo que vivemos.

A busca por estratégias de tecnologia e a entrega por parte da equipe foi destacada pela professora Lorena Costa, coordenadora do Técnico em Enfermagem, que ressaltou ainda a importância da família e do convívio, o que mudou até sua realidade profissional e pessoal.

A professora Tamyres Silva, coordenadora de Pedagogia, novo curso de graduação oferecido pela FAEX, abordou o enfrentamento da pandemia quanto à capacitação profissional. “É uma possibilidade de conhecer o novo, vamos explorar essa educação remota, vamos buscar organizar a nossa rotina, focar nos pontos positivos, não deixar que o medo nos paralise e buscar sempre melhorar”, finalizou a professora, falando sobre perspectiva e coragem.

Dra. Áurea Moscatini, coordenadora do curso de Direito, também falou sobre o medo. “É uma palavra que não faz parte do nosso curso. Não nos dominou em nenhum momento, nem alunos, nem professores, ninguém. Posso falar que nós, do Direito, pudemos dar um show ao nos adaptarmos rapidamente à tecnologia”. A professora disse ainda sobre o diferencial da FAEX. “Foi não pararmos, em momento algum paramos e hoje nossos alunos estão de férias, descansando”.

Coordenador de quatro cursos da FAEX, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Gestão da Produção Industrial e Mecatrônica, Wagner Trindade falou sobre os aspectos positivos que surgiram a partir do home office. “As pessoas ficaram mais em casas, o trânsito melhorou, a poluição diminuiu, aprendemos a economizar, então as pessoas acabaram sendo surpreendidas por todos esses aspectos positivos de uma situação negativa”. O professor também abordou sua área de atuação. “Fico feliz ao ver a evolução da tecnologia, empresas que surgiram em meio à pandemia para este mercado de salvar vidas, para criar produtos inovadores”.

O professor Juvêncio Junior, coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, fez uma análise do cenário com relação à crise. “O que a gente vê são as pessoas fazendo a diferença. Todos os setores estão agindo para cooperar com a adaptação a esse momento e a superação dessa crise”. Juvêncio ressaltou as áreas ligadas à gestão de crises, que estão atuando com muita eficiência. “A adaptação que estamos vivendo nesse momento mostra o quão espetacular é o ser humano. Estamos vendo o trabalho que vem sendo feito aqui na FAEX para que tudo continue sendo feito da melhor forma possível e hoje nossos alunos estão colhendo esses resultados, com seu calendário preservado”.

A transmissão seguiu com a participação do professor Tiago Pareto, coordenador do curso de Logística. “Fico pensando como o processo logístico se tornou cada vez mais conhecido e fundamental, fazendo com que tudo que é necessário chegasse até as pessoas nesse momento de isolamento e distanciamento social”, disse. “Estamos observando uma mudança no perfil de consumo e vimos a Logística se tornar uma verdadeira ‘mão na roda’ na vida das pessoas. Isso é uma transformação que já estava acontecendo e se enfatizou agora”.

Por fim, o coordenador Rodrigo Cardoso, coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, falou sobre gratidão. “Agradecer à FAEX, que se adaptou rapidamente, à Liga Educacional, que trouxe essa educação inovadora, aos alunos, que acreditaram e também se adaptaram rapidamente, aos professores que tralharam unidos”, disse. “Essa pandemia favoreceu oportunidades, principalmente quanto à tecnologia remota, que é justamente nossa área, de Desenvolvimento de Sistemas. É uma área que já trabalhava com tecnologia e naturalmente cresceu, por causa da necessidade do uso de novas ferramentas”.

Após todas as participações, Alexandre Mathias resumiu a transmissão. “Tivemos aqui uma mistura de conhecimentos e competências, e isso faz com que a gente tenha um olhar sobre o futuro dessa situação. Uma coisa que a pandemia nos ajudou a ver é que precisamos viver um dia de cada vez. Um olhar muito focado em resultados concretos. Estamos trazendo uma visão de futuro da educação, mas sempre baseando no respeito às características locais”, disse.

A live foi encerrada pelo professor Marco Antonio. “Representando os mantenedores, gostaria de destacar o empenho do time da FAEX. E essa mensagem eu repasso aos alunos, para que explorem o potencial da faculdade e de seus cursos. A pandemia pode abrir portas e isso depende somente de vocês”.

De forma geral, todos os participantes falaram sobre positividade, adaptação e tecnologia. Tudo isso somado à atuação rápida e precisa da FAEX ao migrar imediatamente seu sistema de ensino para o ambiente virtual. E mais novidade virão por aí, já no segundo semestre, como a multiplataforma Liga Online, uma exclusividade para nossos alunos.