FAEX, Paixão por Cuidar e Ensinar

Conteúdo atualizado em

Janeiro Branco

Vamos conversar?

Como anda a sua saúde mental?

A gente sabe que, aqui no Brasil, os cuidados psicológicos sempre foram tabu já que, para muitos, eles são irrelevantes se comparados as doenças físicas.

Felizmente, hoje em dia, as pessoas já estão bem mais esclarecidas e sabem que as doenças da mente são extremamente sérias, devendo ser tratadas com rigor (não é à toa que nosso curso de psicologia é um dos mais procurados).

Para se ter uma ideia, aproximadamente 20 milhões de pessoas sofrem com doenças de cunho emocional no Brasil, sendo que o suicídio é, segundo o Ministério da Saúde, a quarta maior causa de morte entre os jovens no país.

O problema é que o diagnóstico nem sempre é simples, pois boa parte da população acredita que a tristeza é causada pelos dissabores e problemas inevitáveis da vida, quando, em verdade, este é um sintoma da doença.

 Como consequência, por se tratar de uma doença – como é importante sempre repisar -, os sintomas não desaparecem com o tempo, pelo contrário, se intensificam. Nesse sentido, é importante destacar que as doenças da mente não drenam a felicidade, mas sim a vitalidade.  

Depressão é mais do que se sentir triste por determinado período de tempo. Perder alguém querido, o emprego ou terminar um relacionamento pode ser uma experiência bastante dolorosa, mas não significa, necessariamente, que a depressão aparecerá. Porém, inadequado seria esquecer de mencionar que, acontecimentos tristes podem sim ser gatilhos para as doenças da mente.

No que diz respeito aos sintomas, verifique se a tristeza é proporcional ao evento que a causou – se é que ela é fundada em algo, pois pode não ser -. Dificuldade de memorização e concentração, irritabilidade, insônia ou excesso de sono, perda ou aumento de peso, tontura, náuseas, falta de energia e disposição, queda de cabelo e até mesmo alergias e dificuldade de respirar podem, também, ser sintomas de doenças da mente.

Priorize sua saúde mental, busque ajuda profissional se sentir que é necessário ou se apresentar alguns dos sintomas elencados acima e o mais importante: não subestime as doenças da mente!

Cuide-se!

A FAEX se Liga na sua saúde.