METODOLOGIA DE PROJETOS – Entenda como a gente vai preparar você para o mercado de trabalho do futuro

Quando você pensa em um curso, uma faculdade, uma graduação, logo vem na cabeça as disciplinas que irá cursar. Mas você já parou para pensar o quanto o mercado de trabalho se preocupa se você foi bem na matéria X ou Y?

É justamente aí que entra a metodologia de ensino baseada em projetos. E podemos afirmar sem sombra de dúvidas que este é o futuro da educação, principalmente quando o assunto é Ensino Superior.

Afinal, para que fazemos uma faculdade específica se não para nos tornarmos exímios em determinada área de atuação? E isso só acontece de maneira eficiente quando a aprendizagem é voltada para a realidade que o formando irá encontrar no mercado de trabalho.

Mais do que nunca, não basta saber, temos que saber fazer. E toda essa aprendizagem prática é mais acentuada com a metodologia de ensino baseada em projetos, porque os alunos irão encarar desafios reais, irão resolver problemas que realmente acontecem nas empresas, portanto chegarão muito mais preparados para atuar com segurança na área escolhida.

E voltamos à pergunta do primeiro parágrafo. E a resposta é não, a empresa que você irá trabalhar não quer saber se você foi bem ou não em determinada disciplina, mas sim se você está pronto para resolver os problemas que serão apresentados, se você está pronto para trazer soluções específicas para questões também específicas.

Sabemos que a educação tradicional encontra muitas dificuldades em conseguir com que o aluno aprenda a pensar. Com a metodologia baseada em projetos reais, esse caminho se encurta, pois, o ensino é mais assertivo e direcionado. O aluno não só aprende a pensar, mas aprende a ser um profissional diferenciado, que trará inúmeros benefícios para o mercado de trabalho, com atitude proativa e perfil de desenvolvedor de soluções.

É o que mercado busca. E é exatamente o que essa nova abordagem de ensino oferece, uma formação por competências, uma aprendizagem que deixa de ser passiva, teórica e verbal e que possibilita, de imediato, um maior envolvimento dos alunos. Ao desenvolver seus projetos, os alunos também desenvolvem inúmeras e diversas competências, o que lhes prepara para a prática de sua profissão.

O fator “motivação” é também muito importante. Ao trabalhar com projetos e desenvolver competências, o processo de aprendizagem passa a ser muito mais estimulante. Baseada em problematização, a metodologia de projetos induz os alunos a mergulharem nas questões propostas, investigando, formulando ideias, tomando decisões e, o fundamental, resolvendo problemas. Com isso, os professores passam a ser coadjuvantes, com a função de orientar seus alunos. Dessa forma, deixam de ser os únicos responsáveis pelo ensino oferecido e o aluno passa a desenvolver suas competências de maneira mais autônoma.

Uma visão completamente diferente do ensino superior, mais construtiva e com uma característica fundamental: solucionar problemas. Com essa metodologia, os alunos se sentem estimulados a pesquisar, a trabalhar em equipe, desenvolvimento com ênfase o pensamento crítico.

Com a metodologia baseada em projetos, não preparamos apenas alunos com formação em determinada área, mas sim, profissionais prontos para atuarem com eficiência em suas áreas escolhidas.

É uma via de mão dupla, pois oferece uma aprendizagem muito mais significativa e motivadora, ao mesmo tempo em que entrega, ao mercado de trabalho, os profissionais que estarão prontos para serem e fazerem a diferença.