Neste momento, precisamos nos unir

Estamos passando por um momento extremamente difícil em nosso país, quando precisamos nos unir para vencermos juntos essa grande crise que, com certeza, será uma das piores em nossas vidas.

Crise não se enfrenta com tacapes na mão, se enfrenta com neurônios sendo colocados para funcionar em favor da vida e em favor de um bem comum.

Pois bem, ao transferirmos nossas aulas e estudos para o ambiente digital e em tempo real, em uma solução única para o momento dada a impossibilidade total de contato físico dentro de escolas, fizemos isso para que pudéssemos evitar/diminuir a contaminação pela COVID-19. Sendo assim, recebemos nossos alunos no dia 16 de março, explicamos todo o processo e começamos a preparar nosso corpo docente para essa transição. Realizamos então uma intensa capacitação de todos os nossos professores, para prepará-los para essa mudança temporária.

Ao longo da semana, do dia 16 a 20 de março, a maioria das salas começou com suas aulas pela internet. Atingimos 100% de aulas no ambiente digital, em tempo real, no dia 23 de março, completando a chamada “comunicação síncrona”.

O que quer dizer isso? Significa que a FAEX pensou no melhor que temos em tecnologia para implantarmos uma comunicação onde se permite a troca de informações entre o professor e os alunos, quando podem acontecer conversas instantâneas, que estabelecem a troca de ideias e proporcionam uma imensa motivação no aluno. Nesse cenário se CONSTRÓI A APRENDIZAGEM!

Enfim, a comunicação síncrona contribui para que haja uma presença social de todos no AVA (ambiente virtual de aprendizagem). Ao propormos que, tanto professor quanto aluno, estejam transmitindo e recebendo aulas e trabalhos no mesmo período de aula que teriam presencialmente na FAEX, estamos apenas transferindo a forma de aulas presenciais para o ambiente digital, mas no mesmo horário, com os mesmos conteúdos, exercícios e interações que existiriam na sala física.

Assim, evidentemente, acabamos por oferecer o melhor que podemos fazer nesse específico momento, cumprindo ainda a Portaria Ministerial nº 343 de 17/03/2020.

Esse momento não é de enfrentamento, muito menos de fazer terrorismo e bullying com nossos alunos, esse momento é de UNIÃO e de ENTENDIMENTO, para que possamos, da melhor maneira possível, sair ilesos dessa parte doente da história. E, que ao sairmos dela, encontremos a sociedade restabelecida pela força da grandeza que soubemos ter.

Sejamos homens e mulheres do bem! Sabemos que não está fácil para ninguém, que não será fácil para ninguém, mas se as pessoas decretarem mais batalhas dentro de uma guerra desumana para todos, aí sim poderemos desistir de lutar. Não é isso que queremos, nascemos para ser uma faculdade que honra sua missão, luta incessantemente pela qualidade e pela verdade de seu ensino. Continuaremos assim, independente do momento ruim que todos nós vivemos agora.

Vamos em frente, o Brasil precisa de cada um!
Professora Terezinha Monteiro