FAEX, Paixão por Cuidar e Ensinar

Conteúdo atualizado em

Semana das aulas magnas na FAEX termina com grande aproveitamento dos alunos ingressantes

As aulas magnas dos cursos existentes na FAEX marcaram o início do ano letivo da instituição na noite do dia 8 de fevereiro, no qual se estendeu até esta última sexta-feira (19), com a conclusão das apresentações das plataformas utilizadas pela instituição e todos os detalhes para o retorno das aulas que em breve deixarão de ser remotas para tornar-se presenciais.

O evento, transmitido através da página oficial da FAEX no Youtube com início às 19h30, contou com a presença de todos os calouros, veteranos e coordenadores que participaram de aulas temática para cada curso. Até a noite desta última sexta-feira (12), vários convidados também estiveram presentes nesta semana de aula inaugural e proporcionaram, aos graduandos, conteúdos atuais e de grande importância.

O professor Bruno Ricelli foi um dos primeiros convidados para ministrar uma palestra aos alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Logística e abordou o seguinte tema: “Profissionais de Gestão: Os desafios na Profissão”. Outra palestra de grande importância para estes cursos foi a do Professor Marcos Rodrigues que falou sobre “Motivação e Carreira”.Os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Gestão da Produção Industrial e Mecatrônica, acompanharam a palestra intitulada: “Um Vôo pelo mundo dos Drones: Desafios e Oportunidades”, ministrada pelo professor Egídio Raimundo Neto.

Já na área da saúde, especificamente no curso de Técnico em Enfermagem, duas convidadas comandaram palestras que remetiam aos Desafios da Profissão em frente a Pandemia e os tipos e causas dos principais erros da profissão com a participação das enfermeiras Tatiane Miranda e Bruna Juliana. 

Na área de Direito os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Dr. Rivo Assis, logo na primeira aula, que conversou com os alunos sobre: “Perspectivas para o direito 2021” e estes mesmos alunos posteriormente também participarem de uma Mesa Redonda com a presença de alguns profissionais de Direito, que organizaram um bate papo abordando o tema: “Direito Previdenciário: Entre o passado e o futuro”.

A conversa que foi conduzida pela professora Viviane Machado, pelo Professor Martiniano Ribeiro e pelo Dr. Newton Cunha de Sena, Juiz da Vara do Trabalho de Bragança Paulista, atraiu a atenção de muitos alunos do 1° semestre, que se interessaram em ingressar nesta área: “Depois de assistir ao bate-papo comecei até a me interessar mais pela área previdencialista, principalmente quando comentaram sobre acolher os clientes. Achei que é uma área que ajuda bastante o pessoal”, afirmou Silvana Porto. Outro aluno que absorveu bastante conteúdo para carreira de Direito foi Marco Túlio, que esbanjou elogios ao tema discutido pelos professores: “A Mesa Redonda nos ajudou a entender melhor sobre aposentadoria e sobre o direito que o cidadão tem, sem contar que os professores mostraram que o Direito Previdenciário vai muito além do que se vê, pois visa garantir o cidadão a entender melhor sobre o básico de assistência social e a questões de morte e doenças”. 

A conversa que foi conduzida pela professora Viviane Machado, pelo Professor Martiniano Ribeiro e pelo Dr. Newton Cunha de Sena, Juiz da Vara do Trabalho de Bragança Paulista, atraiu a atenção de muitos alunos do 1° semestre, que se interessaram em ingressar nesta área: “Depois de assistir ao bate-papo comecei até a me interessar mais pela área previdencialista, principalmente quando comentaram sobre acolher os clientes. Achei que é uma área que ajuda bastante o pessoal”, afirmou Silvana Porto. Outro aluno que absorveu bastante conteúdo para carreira de Direito foi Marco Túlio, que esbanjou elogios ao tema discutido pelos professores: “A Mesa Redonda nos ajudou a entender melhor sobre aposentadoria e sobre o direito que o cidadão tem, sem contar que os professores mostraram que o Direito Previdenciário vai muito além do que se vê, pois visa garantir o cidadão a entender melhor sobre o básico de assistência social e a questões de morte e doenças”. 

Os cursos de Gestão de Recursos Humanos e Psicologia tiveram a palestra sobre Autoconhecimento, com a professora Simone Sant’Ana da Veiga, que em certo momento convidou os alunos para se conectar com um vídeo que explorava o movimento da dança: “A dança permite uma conexão, faz a gente funcionar em unidade. As vezes a gente está fazendo uma coisa, mas está pensando em outra e por isso essa integração é muito importante”, concluiu a professora Simone após realizar a atividade prática. Os futuros psicólogos tiveram ainda, durante a semana, duas importantes palestras com as psicólogas Clara Olivotti que abordou o tema: “Vulnerabilidade da pessoa com deficiência intelectual” e a psicóloga e professora Midiã Guillen que destacou a temática: “Neutralidade na Psicologia”.

Finalizando a semana de palestras, na sexta-feira (12), todos os calouros e veteranos acompanharam a incrível palestra do professor e psicólogo Diego Vinícius da Silva que abordou o assunto: “Inteligência emocional profissional”. O tema que abrangeu todas as áreas, agradou até os alunos de exatas, como foi o caso do aluno Thiago Silva: “A aula foi excelente e mesmo eu gostando de exatas, tenho plena consciência da importância do relacionamento interpessoal”.