FAEX, Paixão por Cuidar e Ensinar

Conteúdo atualizado em

Entendendo o Câncer de Próstata

A cada 38 minutos um homem morre em razão do Câncer de Próstata no Brasil, segundo dados do INCA. Para entendermos um pouco mais sobre o problema, vamos falar um pouco sobre a próstata. Glândula do sistema reprodutor masculino, a próstata pesa cerca de 20 gramas, parecendo com uma castanha. Localizada abaixo da bexiga, sua principal função é produzir o esperma.

E os sintomas?

Como todos os tipos de câncer, além é claro da prevenção, a atenção aos principais sintomas também é muito importante. Entretanto, todavia, contudo… o Câncer de Próstata é muito perigoso com relação a isso, pois em sua fase inicial raramente apresenta sintomas. Quando eles aparecem, geralmente a doença já está em um estágio mais avançado, e isso acaba dificultando muito e diminuindo radicalmente as chances de cura.

É justamente por isso que realizar o exame de próstata, a partir dos 45 anos, é fundamental.

Dito isso, vamos aos sintomas:

– Dor nos ossos;

– Dificuldades e dores ao urinar;

– Vontade de urinar com mais frequência;

– Aparecimento de sangue na urina ou no esperma.

Fatores de risco

Há alguns fatores que podem favorecer o desenvolvimento de um Câncer de Próstata. O histórico familiar é um dos principais, então, se você tiver casos em sua família (pai, irmãos, tios), há uma maior probabilidade do surgimento da doença.

Uma situação curiosa é apontada pelas pesquisas com relação à raça. Nesse sentido, os negros apresentam uma tendência maior de incidência desse tipo de câncer.

A obesidade também é outro fator de risco.

Como se prevenir?

A única forma segura de prevenção do Câncer de Próstata é o diagnóstico precoce. E isso só é possível procurando um urologista e fazendo os exames iniciais: exame de toque retal (para homens a partir dos 45 anos com fatores de risco e para homens a partir dos 50 anos sem fatores de risco) e o exame de sangue (por meio do Antígeno Prostático Específico). Dessa forma, seu médico poderá avaliar possíveis alterações na glândula, como endurecimento e presença de nódulos. Havendo a suspeita, poderão ser solicitados outros exames complementares, como as biópsias.