FAEX, Paixão por Cuidar e Ensinar

Conteúdo atualizado em

Novembro Azul: hora da rapaziada se cuidar

Como também já virou tradição, o Novembro Azul é o mês dedicado às campanhas de prevenção ao Câncer de Próstata. O problema é bastante sério e deve ser levado dessa forma, com seriedade, afinal milhares de homens são afetados por essa doença todos os anos, sendo uma das principais causas de mortalidade masculina pelo mundo.

Assim como também acontece com o Outubro Rosa e o Câncer de Mama, o Novembro Azul e a prevenção ao Câncer de Próstata apresentam números alarmantes. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), estima-se que mais de 67 mil homens apresentem a doença nesse ano no Brasil. A taxa de mortalidade é alta e perigosa, com estimativa de mais de 15 mil óbitos. O Câncer de Próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do Câncer de Pele.

Entre as razões para números tão altos, por incrível que isso ainda possa parecer, estão a falta de informação, o preconceito e a vergonha. Muitos ainda relutam em realizar procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para constatar a doença em seu estágio inicial, o que garante uma possibilidade cura de 90%.

Por isso mesmo, a prevenção é sempre o melhor caminho. E o melhor jeito é se cuidar, manter-se informado e procurar manter uma rotina de visitas a seu médico de confiança.

Com o passar dos anos, a adesão de muitas instituições e o crescimento da campanha Novembro Azul, apesar do foco principal ainda ser o Câncer de Próstata, a campanha passou a tratar da saúde do homem como um todo, enfatizando outras doenças que podem acarretar a rapaziada.