FAEX, Paixão por Cuidar e Ensinar

Conteúdo atualizado em

Como começou o Outubro Rosa?

O Outubro Rosa teve origem nos Estados Unidos, durante a década de 90. O símbolo da campanha, o laço rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, durante a realização da 1ª Corrida pela Cura, em 1990, na cidade de Nova York.

A organização atua em mais de 30 países, com ações diretas de pesquisa e programas de prevenção e apoio. Seu nome, é claro, trata-se de uma homenagem a uma mulher norte-americana, que faleceu vítima do câncer de mama. Sua luta pela vida durou três anos e sua história inspirou a criação da fundação.

Foi justamente essa fundação que lançou, pela primeira vez, o laço rosa em suas passeatas. Esse elemento se tornou o grande símbolo da prevenção ao câncer de mama e é utilizado no mundo todo.

No Brasil, o movimento demorou um pouco para decolar. Somente em 2002 surgiu por aqui, quando o Obelisco localizado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa. Em 2008, a campanha ganhou força e projeção nacional, passando a ser realizada em todos os municípios brasileiros.