Você sabe o que faz um engenheiro? Para responder a esta pergunta, vamos te propor um desafio: olhe ao seu redor e anote quais os elementos que te cercam que você acredita que só estão ali por causa de um(a) engenheiro(a). Anotou? Agora continue lendo e veja se você acertou todos – ou se vai ter que completar a lista!
Engenharia Civil
O engenheiro civil é o profissional que lidera obras de construção civil e urbana, saneamento, hidráulica, estruturas e fundações, geotecnia, rodovias e hidráulica, tendo como atribuições projetar e guiar as etapas e até mesmo os materiais que serão utilizados no empreendimento, tudo para garantir segurança e estabilidade à edificação.
O curso de engenharia civil tem duração de 10 semestres e, ao longo da graduação, o engenheiro civil estuda disciplinas majoritariamente voltadas à área de exatas, mas passa também por disciplinas humanas e voltadas à administração e economia. Nos últimos semestres, o aluno realiza o estágio obrigatório supervisionado pela instituição de ensino.
Para que o engenheiro civil possa exercer regularmente a profissão, ele precisa, além de concluir o bacharelado em Engenharia Civil por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, ser registrado junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
É importante ressaltar que o mercado de construção civil está em acelerado desenvolvimento e passando por atualizações significativas em virtude das inovações tecnológicas que influenciam o setor. Assim, o engenheiro civil que se mantém atualizado é uma valiosa ferramenta para diversos setores da sociedade.
Antes de você conhecer nosso próximo curso, que tal já fazer sua inscrição para nossa próxima turma de engenheiros?
Engenharia de produção
Já o engenheiro de produção é o profissional que lidera os processos produtivos, planejando e acompanhando a cadeia produtiva, avaliando e ajustando as etapas de produção, simulando situações para evitar falhas e implementando técnicas e tecnologias para a diminuição dos custos e aumento da quantidade produzida.
O curso de Engenharia de Produção também é composto por 10 semestres e desenvolve no aluno competências relativas aos aspectos técnicos da produção, à gestão de recursos e pessoas, administração e economia, realizando também o estágio obrigatório ao final do curso.
Além de atuarem em indústrias e empresas de produtos, os engenheiros de produção, por terem uma formação ampla que engloba gestão de recursos e pessoas e administração, são comumente demandados por empresas relacionadas ao comércio de serviços, e, para que possam atuar de maneira plena, é importante que também se registrem junto ao CREA.
A área da engenharia de produção envolve, além de todos os conhecimentos técnicos adquiridos durante a graduação, entusiasmo e atualização constante em relação às técnicas e tecnologias que se renovam constantemente. Isto porque as cadeias produtivas estão sofrendo alterações drásticas a cada ano, em razão dos cada vez mais aprimorados maquinários criados para otimizar os processos produtivos. Assim, ao passo que os profissionais de mão-de-obra mecanizada têm sido cada vez mais substituídos por máquinas, o gerenciamento e aprimoramento dos processos produtivos têm se tornado cada vez mais complexos, o que exige a atuação de bons engenheiros de produção.
Engenharia de Controle e Automação
E falando em automatização de processos antes operados por pessoas, é impossível não falarmos sobre a importância do engenheiro de automação. Enquanto que o engenheiro de produção, em linhas gerais, gerencia os processos sob um aspecto macro e seleciona determinados processos e máquinas para serem inseridos à cadeia produtiva, o engenheiro de controle e automação é o profissional responsável justamente por criar e aprimorar estes equipamentos e ferramentas.
Mas não é apenas nas indústrias que o engenheiro de controle e automação pode atuar: empresas que oferecem produtos ou serviços, construção civil, petrolíferas, biomedicina, setor alimentício e até mesmo automação residencial são algumas das áreas que devem contar com a participação de um bom profissional. Praticamente tudo que envolve a substituição de um trabalho manual por um equipamento ou ferramenta de certa complexidade entra no campo do engenheiro de controle e automação – e, a cada dia mais, esse escopo se torna ainda mais amplo!
A graduação em Engenharia de Controle e Automação possui uma grade que integra disciplinas de mecânica, elétrica e eletrônica, robótica e computação, além de disciplinas exatas, como física, química e matemática, e relativas à administração de empresas. Novamente, para o exercício pleno da profissão, é importante que o profissional seja registrado junto ao CREA.
Agora que você já sabe mais sobre a formação e atribuições dos engenheiros, volte àquela lista que você fez inicialmente e olhe novamente ao seu redor; aposto que você vai se atentar a algum elemento que, antes desta leitura, você nem sabia que tinha a ver com engenharia!