FAEX, Paixão por Cuidar e Ensinar

Conteúdo atualizado em

Conheça a Logística, o setor da eficiência.

Você já deve ter ouvido a frase “temos que planejar a logística deste projeto”, seja para executar uma tarefa no trabalho, seja para realizar uma viagem com a família. Isso porque a Logística é a responsável por otimizar o tempo e a eficiência dos processos e viabilizar sua execução da melhor forma possível. Em tarefas de rotina e até mesmo na viagem com a família, o planejamento logístico é simples, mas quando falamos de processos de alta complexidade, a Logística ganha um papel fundamental sem o qual nada sai do lugar.

A cada ano que passa, toda a cadeia industrial e de transporte parece mais e mais com a ideia que temos de mágica. O produto que você compra pelo e-commerce é importado de outro país e chega à porta da sua casa em apenas uma semana, perfeitamente embalado, sem avarias e acompanhado de uma nota fiscal. Todo esse processo apenas é possível pois conta com a liderança e acompanhamento de profissionais de Logística, que são responsáveis pela gestão dos recursos e custos operacionais, pela adequação da armazenagem e embalagem, pelo planejamento da movimentação e acompanhamento do transporte.

Dentre as modalidades mais comuns de formação na área está o curso Tecnólogo em Logística, que pode ser realizado pela modalidade presencial ou digital. Com duração de apenas quatro semestres, o Tecnólogo em Logística conquista competências para atuar diretamente na cadeia de processos industriais e empresariais, desenvolvendo habilidades de gestão de produção e de estoques, economia, matemática financeira, contabilidade, administração, empreendedorismo, estatística e análise e administração de sistemas de dados.

O Tecnólogo em Logística pode gerenciar até mesmo grandes redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo processos de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, realizando inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos.

Para além das competências adquiridas na graduação, é sempre possível que o profissional dê um passo adiante em sua formação e realize uma pós-graduação em uma área específica, como gestão estratégica, gestão de cadeia de suprimentos, gestão de operações, gestão financeira e gestão da qualidade e de processos.

Em relação ao mercado de trabalho, o profissional de Logística tem um vasto mundo a explorar. Afinal, se até para planejarmos uma viagem precisamos de logística, é seguro afirmar que qualquer empresa que vise maximizar sua eficiência e evitar prejuízos pode se beneficiar muito com a participação de um logístico em sua equipe.

Os principais segmentos de mercado dos quais lembramos quando pensamos em profissionais de Logística são o industrial e o de distribuição. Isto porque as indústrias e distribuidoras são áreas essencialmente logísticas, ou seja, cuja principal atividade é justamente a gestão dos suprimentos, armazenagem, estoque, movimentação, etc. E com o crescimento exponencial de novos empreendimentos, e-commerces e startups, há uma tendência de ainda mais receptividade de profissionais de Logística pelo mercado de trabalho, afinal, trata-se de uma contratação que otimiza todo o funcionamento da empresa.

Apesar da significativa demanda por logísticos dentro das indústrias e distribuidoras, estas não são as únicas áreas de atuação nas quais este profissional é bem-vindo. Transportadoras, por exemplo, são empresas que demandam a atuação de logísticos capacitados para o planejamento das rotas, das condições de embalagem, gestão de custos e contratação de seguros, tudo para garantir que as mercadorias cheguem ao destino dentro das condições esperadas. Além disso, há também empresas especializadas na prestação de serviços de logística que são terceirizadas por empresas que não possuem esse departamento internamente.

E aí, gostou de conhecer o setor responsável pela mágica do mundo contemporâneo? Então não deixe de conferir nosso curso Tecnólogo em Logística!