FAEX, Paixão por Cuidar e Ensinar

Conteúdo atualizado em

Cursos na Área da Saúde, sabe a diferença entre Técnico, Graduação e Pós-graduação?

As profissões dentro da área da saúde estão em momento de grande evidência. Contudo, diferentemente da medicina, que sempre foi um curso que atraiu muita atenção, a pandemia elevou o nosso prestígio também aos profissionais da enfermagem e, hoje, os cursos voltados a esta área estão entre os mais procurados no Brasil.

Mas você sabe quais são as diferenças entre o técnico em enfermagem, o enfermeiro e o enfermeiro especialista? Vem cá que a gente te explica.

A duração do curso Técnico em Enfermagem pode variar de 18 a 24 meses. É permitido o início dos estudos a partir dos dezessete anos de idade e, diferentemente do auxiliar de enfermagem, do qual é exigido o diploma do ensino fundamental, o ingressante no curso técnico deve já ter concluído ou estar cursando o ensino médio.

O técnico em enfermagem é responsável por atividades práticas e por auxiliar o cotidiano do hospital, dos médicos e enfermeiros. Dentre suas atribuições estão administração de medicamentos e vacinas, auxílio aos médicos e enfermeiros, realização de triagem, coleta de materiais para realização de exames, suporte nos cuidados de pré e pós-operatório, higienização e preparação de locais e equipamentos hospitalares e prestação de primeiros socorros.

Dentre as possibilidades de atuação do técnico em enfermagem estão a enfermagem geral, laboratorial, médico-cirúrgica, urgência e emergência, materno-infantil, infectologia, aeroespacial, saúde do trabalho e até mesmo na área administrativa.

Em razão do vasto campo de possibilidades de atuação, da curta duração do curso, da possibilidade de ingresso antes mesmo da conclusão do ensino médio e da emergente demanda do mercado de trabalho na área da saúde, o curso técnico em enfermagem é uma excelente opção para quem busca participar de uma área relevante, com alta empregabilidade e de rápida formação.

Já a Graduação em Enfermagem pode ser realizada na modalidade bacharelado ou licenciatura. Com a última, o profissional é qualificado para se tornar professor; já o bacharelado é a formação mais comum, pois é a que forma os enfermeiros que mais atuam na área da saúde.

Geralmente com cinco anos de duração, o bacharelado em Enfermagem integra disciplinas gerais da área de saúde, disciplinas humanas e sociais e disciplinas específicas da área da enfermagem. Como o enfermeiro é um profissional que possui contato constante com grandes equipes e com pacientes e seus familiares, é importante que ele esteja qualificado para atuar de maneira técnica, prestando auxílio profissional aos médicos quando necessário, para liderar equipes de enfermeiros e técnicos e para gerenciaR as emoções e angústias dos pacientes e familiares.

Ao final do curso, o enfermeiro graduado deverá se inscrever junto ao respectivo Conselho Regional de Enfermagem e, assim, estará qualificado para atuar junto à equipe médica de hospitais, planejando e executando os cuidados com o paciente e a família, fiscalizando as condições sanitárias do local de trabalho, participando de atividades de gestão, como o gerenciamento de recursos, profissionais e insumos.

Além das atividades hospitalares, o enfermeiro pode escolher seguir para outros campos de atuação, como assistência domiciliar (home care), enfermagem de resgate, do trabalho, pesquisa para indústria ou enfermagem laboratorial, podendo ainda realizar uma pós-graduação para se especializar em determinada área.

A Pós-graduação em Enfermagem, por fim, costuma ter duração de 18 a 24 meses e é o curso através do qual o enfermeiro graduado se especializa em determinada área de atuação. Diversas são as áreas de especialização para o enfermeiro: trabalho, pediatria e neonatologia, geriatria, nutrição, ginecologia e obstetrícia, urgência e emergência, terapia intensiva, cirurgia e estética são algumas das mais procuradas.

O enfermeiro pós-graduado atua de maneira específica dentro de sua área de qualificação – o que não o impede de atuar na enfermagem geral – e o permite, além de trabalhar com seu campo preferido, se colocar de maneira mais sólida no mercado de trabalho e alcançar salários e projetos de carreira mais altos devido à sua especialidade.

Ao final desta explicação, só nos resta agradecer a dedicação de todos os profissionais que atuam nas mais diversas áreas da saúde, e convidar você, que sonha em fazer parte deste corpo tão crucial de profissionais, a conhecer os nossos cursos Técnico e Graduação em Enfermagem, que contam com disciplinas práticas aplicadas tanto dentro do nosso laboratório de saúde quanto fora, graças à nossa parceria com a Prefeitura de Extrema e hospitais parceiros!