O que acontece quando se junta uma gigante multinacional e excelentes alunos?

Quando pensamos em grandes empresas, conglomerados internacionais que movimentam bilhões no mercado com a venda de seus produtos, logo imaginamos indústrias que atuam em absoluta perfeição, sem que precise de ajustes ou algo parecido.

Certo? Errado!

E um grupo de estudantes da Faex, uma faculdade no Sul de Minas Gerais, provou isso recentemente. Em uma parceria inédita com a Panasonic, os alunos desenvolveram um projeto que irá possibilitar uma economia à empresa em seus custos de logística.

A EMPRESA

A Panasonic é referência mundial quando o assunto é tecnologia, principalmente na área dos eletrodomésticos. Com 102 anos de história, a empresa possui hoje mais de 250 mil funcionários espalhados ao redor do mundo.

Presente no Brasil desde o ano de 1967, a Panasonic acompanhou a evolução do setor industrial e vem oferecendo novos produtos num mercado absolutamente em constantes mudanças. E também num mercado extremamente competitivo.

É justamente nesse cenário que TODA E QUALQUER economia, seja no processo produtivo ou na movimentação dos produtos, é sempre bem-vinda e vista com muito bons olhos.

A FACULDADE

A iniciativa inédita da parceria entre a Panasonic e uma instituição de ensino tem seus motivos. Uma das fábricas da empresa no Brasil está localizada na cidade de Extrema, no Sul de Minas Gerais.

É por lá também que encontramos a FAEX, uma faculdade que oferece cursos de graduação e pós-graduação em algumas áreas específicas, entre elas, Logística e Administração.

Foram desses dois cursos que vieram quatro alunos para formarem uma equipe. Esse grupo atuou diretamente dentro dos processos de logística de uma linha específica de produtos da Panasonic e o resultado, em tão pouco tempo, impressionou pelas reduções de custos alcançadas.

A PARCERIA

O projeto que envolveu a Panasonic e a Faex teve duração de pouco mais de três meses. Nesse curto período, o grupo de alunos acompanhou o milk run da linha de refrigeradores da Panasonic. E identificou problemas.

Com base no mapeamento feito e no panorama levantado, os alunos propuseram soluções para a melhoria imediata de diversos processos internos. E não foram poucas as sugestões apontadas, acoplando diversos setores da empresa, desde o almoxarifado, passando pelas linhas de montagem e produção e, até mesmo, quanto à segurança no ambiente de trabalho.

O RESULTADO

Nesse ponto, é preciso ressaltar o perfil da empresa envolvida. Historicamente, a Panasonic é uma empresa aberta a inovações e mudanças. Portanto, o primeiro e quem sabe mais importante passo para que o projeto alcançasse bons resultados, já havia sido dado no momento em que a empresa em questão é a Panasonic. Para exemplificar ainda mais, foi a própria empresa quem procurou a faculdade para que a parceria fosse estabelecida.

Flexível às sugestões apresentadas, a Panasonic se mostrou favorável a aplicar as soluções. E os futuros resultados são animadores. No total, a Panasonic poderá economizar anualmente R$ 170 mil reais somente em sua linha de refrigeradores, com pequenas mudanças que irão gerar uma grande diferença.

Desse exemplo de parceria – onde a empresa ganha com economia e a faculdade ganha ao possibilitar a seus alunos atuarem diretamente no campo de trabalho e apresentando resultados positivos – podemos tirar algumas valiosas lições.

A primeira, sem dúvidas, é a forma como uma grande empresa pode estar aberta a mudanças, não se sentindo superior ou perfeita, assumindo suas carências e deficiências e projetando mudanças buscando sempre a contínua melhoria. Uma lição de humildade em um universo de gigantes.

A segunda lição que podemos tirar é que sempre podemos evoluir, seja em qual situação estivermos. Ao deixarmos de lado nossa zona de conforto, somos motivados a buscar novas ferramentas, muitas vezes, para velhos hábitos e problemas.