FAEX, Paixão por Cuidar e Ensinar

Conteúdo atualizado em

Vou te contar um segredo: Administrar o seu tempo é possível!

Você está sempre sem tempo? Sobra sempre atividades no final do dia? Você vive cansado, correndo de um lado para o outro e sente que tem dificuldade de dar conta de tudo? Se você respondeu sim é porque você é um ser humano adulto como todos os outros. Mas como assim? É isso mesmo, todo mundo está o tempo todo correndo, atarefado e tentando dar conta de tudo. O que vai diferenciar você das outras pessoas é a forma como você faz isso!

Ter muitas coisas para fazer é o normal, o que não é assim tão bacana é se atropelar fazendo isso. E para não se atropelar, precisamos aprender a administrar o tempo. E eu quero te ajudar a fazer isso. Vamos juntos:

1º Passo: Você precisa ter consciência de tudo o que precisa fazer! Faça uma lista com todas as tarefas que tem, sejam elas grandes ou pequenas, profissionais, acadêmicas ou pessoais.

2º Passo: Monte uma grade horária! As vezes uma agenda ajuda, mas melhor que uma agenda é um quadro de horários que você possa editar e visualizar com facilidade. Este quadro pode ser colocado em um local visível e de fácil acesso. Existem Apps que podem te ajudar nisto (mas não vale baixar o app e deixar ele cair no esquecimento heim!).

3º Passo: Siga seu planejamento de horário! As vezes fazemos um planejamento lindo, cheio de papel colorido, com horários bem certinhos, mas na realidade nem lembramos dele. Confie que você fez um bom trabalho planejando e que se você o seguir ficará mais feliz e realizado. Aja de acordo com sua grade horária.

4º Passo: Não perca energia com coisas desnecessárias. Você já percebeu que toda vez que reclama que está sem tempo, ou que a vida está corrida, parece que você fica mais cansado e ao fim de um dia reclamando o esgotamento é certo. E você pode pensar que isso acontece pelas tarefas, mas a verdade é que isso acontece por causa de um carinha chamado Cortisol! O cortisol é um hormônio que liberamos ao reclamar demais. Ele faz com que você se sinta mais ansioso, irritado e gaste mais energia com seu emocional do que com as tarefas que você tem que fazer. Então, treine reclamar menos da falta de tempo e use melhor a sua energia para realmente viver!

5º Passo: Flexibilize! Se algo saiu do planejado e você não conseguiu fazer tudo hoje, não se preocupe nem se culpe. Reagende. O dia de amanhã está aí justamente para fazermos o que hoje não deu tempo. Mas não vá usar isso como desculpa para procrastinar heim! E se você não sabe o que é procrastinação, tem texto aqui no blog sobre isso!