Dicas para estudar em casa

Para facilitar um pouco a vida de todos nós, relacionamos 7 dicas que vão se provar fundamentais para sua organização e, consequentemente, um melhor aproveitamento no seu aprendizado.

Com a pandemia da COVID-19 acontecendo em centenas de países mundo afora, incluindo a gente por aqui, mais de 1 bilhão de estudantes tiveram suas aulas suspensas em todo o planeta. Algumas instituições de ensino optaram por continuar com suas aulas, mas substituindo o presencial pelo ambiente digital.

A FAEX fez isso e nossos estudantes continuam com sua rotina de aulas mantida, estudando nos mesmos horários e dias que teriam normalmente por aqui.

Mas, é claro que todos nós temos enfrentado verdadeiros desafios para se adaptar a essa nova realidade e, quanto aos estudos, não seria diferente.

Desde onde estudar e como estudar, até o uso de ferramentas para facilitar a sua vida, seguem 7 dicas que preparamos para você.

1) O lugar certo para estudar é essencial.

A primeira dica é justamente o princípio do seu sucesso. Não adianta você tentar se concentrar em um ambiente com distrações, que podem ser uma tv ligada, um familiar conversando por perto ou até mesmo um animalzinho de estimação. É muito importante você definir um lugar onde vai estudar, preferencialmente, mais tranquilo e apropriado. Nem todo mundo tem um escritório em casa, mas uma mesa e uma cadeira confortáveis já é um ótimo começo.

2) Planejamento é vida.

Sempre precisamos nos planejar para alcançar e otimizar bons resultados. Mas essa dica nunca se mostrou tão importante. Sem planejamento, é muito provável que você irá perder tempo (e humor) com o processo de estudar. Sabe aquela sensação de nadar, nadar, e morrer na praia? Então, sem planejamento, é justamente o que irá acontecer. Para isso, e pensando também em lhe ajudar nessa hora, nossos professores têm elaborado planejamentos para todas as aulas. E você também pode ter seu próprio plano de estudos. Um método que vem sendo muito utilizado chama-se “Técnica Pomodoro”. Consiste basicamente em dividir suas atividades em períodos de tempo, que devem ser cronometrados. Quer saber mais? A gente explica aqui a Técnica Pomodoro para você.

3) Não tenha medo, peça ajuda!

Não é porque estamos em isolamento social que precisamos nos sentir isolados, não é verdade? E não estamos mesmo! Além de todo o suporte que a faculdade está lhe proporcionando, você pode e deve contar com a ajuda dos familiares nessas horas. Eles podem se transformar num importante aliado quanto à motivação, ao demonstrarem interesse com seus estudos, partilhando informações e nos ajudando a manter o foco e a disciplina.

4) Use a tecnologia como sua aliada.

É óbvio que o momento que vivemos é único. Mas há um fator que vem ajudando muito a passarmos por essa turbulência toda: a tecnologia! Imagine essa pandemia acontecendo há algumas décadas atrás, sem os avanços e ferramentas que hoje temos à disposição? Estamos conectados com o mundo, e isso faz toda a diferença! Além de estar nos proporcionando continuar com os estudos, sem prejuízo nenhum para o ano letivo, você pode complementar tudo que aprender usando diversas ferramentas que hoje estão disponíveis, como vídeo-aulas, podcasts, ebooks, filmes e documentários. Existem também muitos aplicativos que vão lhe ajudar a se organizar na hora dos estudos.

5) Fique em casa, mas não se isole!

Já falamos isso agora a pouco, mas essa dica vale um tópico. Não é hora de fazer tudo sozinho. Assim como seus familiares podem ajudar, seus colegas também serão um aliado fundamental durante essa quarentena. Mantenha contato frequente com eles. Dividam dúvidas e anseios, estudem juntos por vídeo-conferência, etc. Você pode ainda criar grupos de estudos em redes sociais ou WhatsApp.

6) Café, pijamas e a preguiça.

Pode parecer uma dica boba, mas não é! Na hora de estudar, evite a todo custo ficar de pijama. Mantenha sua rotina como se estivesse vindo para a faculdade. Tome um bom banho, troque de roupa e parta para seu lugar escolhido para os estudos. Isso faz toda a diferença e ajuda bastante a afastar a preguiça. Afinal, só de olharmos para um pijaminha já vem aquele sono, não é mesmo? Café também ajuda bastante, afinal nos mantém mais despertos e ativos.

7) Aproveite o tempo a seu favor.

Quando estamos em casa por longos períodos, normalmente o que nos sobra é tempo. E ele também pode se transformar num ótimo aliado. Aproveite o tempo livre para se exercitar, descansar, arrumar aquelas gavetas que estão a anos esquecidas, fazer um curso gratuito pela internet (que tal aprender um novo idioma?). Muitas pessoas sonham em realizar um período sabático, que normalmente envolve autoconhecimento e novos aprendizados. De repente essa esteja sendo sua chance para isso. Então aproveite para aprender ainda mais, seja sobre algum assunto específico ou sobre você mesmo.