FAEX, Paixão por Cuidar e Ensinar

Conteúdo atualizado em

Confira 10 dicas para a sua próxima entrevista de emprego!

Quem nunca ficou nervoso com uma entrevista de emprego que atire a primeira pedra. A sensação de estar sendo analisado desde que você entra na sala não é exatamente confortável para ninguém, mas pode ser muito mais tranquila quando você estuda e desenvolve ferramentas para se sentir mais confiante e se apoderar do seu próprio perfil. Confira 10 delas!

1. Estude o seu próprio currículo

O seu currículo é o seu documento de apresentação profissional. É nele que devem constar as principais informações sobre a sua jornada e as experiências que contribuíram com a sua formação enquanto profissional. E já que você é o protagonista desta jornada, você tem que saber o caminho de olhos fechados!

Para isso, não faça um currículo genérico ou copiado de modelos prontos. Adeque a sua apresentação de acordo com o seu estilo e com as informações que você julga serem importantes e não deixe de estudar cada uma delas para que você não seja surpreendido por nenhuma pergunta.

2. Use roupas apropriadas e que te tragam confiança

A apresentação física é muito importante e deve corresponder ao código de vestimenta da empresa, mas é importante que a sua escolha te traga conforto e confiança – afinal, não é momento para inseguranças.

Uma dica simples é inserir no vestuário um item com as cores da empresa (sim, os recrutadores notam até isso!) e até mesmo se espelhar em “looks” do(a) chefe, se você tiver acesso a imagens dele(a) previamente à entrevista.

3. Capriche na linguagem corporal

Nada de braços cruzados, postura arqueada, morder a boca ou ficar levando as mãos ao rosto! Sua postura deve ser de abertura e segurança. Um aperto de mão firme, peito aberto, pescoço alinhado para cima, mãos tranquilas e sorriso no rosto fazem toda a diferença para o recrutador, pois passam sensações de confiança, simpatia e transparência.

4. Estude a empresa e a vaga almejada

A sua apresentação deverá corresponder às expectativas da empresa, ou seja, você deverá se mostrar apto para preencher aquela vaga específica e deverá mostrar coesão com os valores e métodos da casa.

Estude o ramo da empresa, suas principais atividades, seus diferenciais perante a concorrência, seu código de conduta, sua linguagem e até mesmo sua história, assim como as atribuições do cargo que você almeja, e busque nas suas competências quais são as que merecem mais destaque para essa vaga.

5. Pratique responder a perguntas comuns e difíceis

Não tenha vergonha de treinar na frente do espelho e de pedir ajuda aos seus amigos. Coloque-se na posição do recrutador: que tipo de perguntas você faria para testar o seu candidato?

Além de perguntas comuns, como “qual é o seu maior defeito?”, busque preparar-se também para perguntas mais complexas, como “você estudou bastante a nossa empresa, o que você mudaria se fosse o dono?”. Lembre-se que a sua resposta deve sempre mirar em uma proposta que traga melhorias à empresa sem jamais ofender sua história ou seus colaboradores.

Ah, e fuja dos clichês! Será que seu defeito realmente é ser perfeccionista? Será que você realmente seria um leão se fosse um animal?

6. Não minta!

Nem no currículo, nem na entrevista. Mentir é sempre um risco, pois o seu entrevistador pode fazer uma pergunta específica justamente sobre aquela informação falsa que você colocou na apresentação, ou pedir para que você explique melhor sobre alguma experiência.

Busque ser verdadeiro também no diálogo. O seu recrutador não espera que você seja perfeito, então não precisa fingir que é. O que ele não vai perdoar é te pegar mentindo!

7. Aplique o método STAR

Situação, tarefa, ações e resultados – este é o método mais recomendado pelos profissionais de RH da atualidade. O recrutador poderá te perguntar sobre alguma situação desafiadora com a qual você precisou lidar no trabalho. Para  narrar sua experiência, utilize o método STAR: explique a situação-problema, descreva quais eram os desafios da tarefa a ser realizada, quais ações você tomou para executá-la e quais os resultados que você obteve ao final.

Este método confirma ao seu recrutador a sua organização, sua proatividade e sua liderança para solucionar problemas.

8. Dê enfoque às suas “soft skills”

Nós já falamos por aqui sobre a importância de desenvolver soft skills. Caso você ainda não tenha visto este conteúdo, clique aqui!

Estas habilidades de relacionamento interpessoal e inteligência emocional são cada vez mais valorizadas pelas empresas e devem ser apresentadas na entrevista. Ouça seu recrutador de forma ativa e sem interrompê-lo, crie oportunidade para relatar alguma vez que você precisou utilizar suas soft skills e deixe claro que você valoriza um ambiente de trabalho saudável e busca sempre pela resolução pacífica dos conflitos – este é o perfil ideal do profissional do futuro.

9. Identifique a sua jornada do herói

A jornada do herói é a trajetória da sua vida que você vai contar para o recrutador, buscando fazer com que ele crie respeito e empatia por você. Todos nós estamos em constante processo de evolução e todos temos histórias de como chegamos até aqui. Identifique como a sua jornada é cativante e aproprie-se dela na hora que o recrutador disser “fale um pouco sobre você”.

Aqui, vale trazer um pouco da vida pessoal. Fale onde você nasceu, quais os obstáculos que você enfrentou ao longo da vida, como você os superou e como você se enxerga hoje. Demonstre ser orgulhoso de sua evolução e humilde e preparado para novos desafios.

10. Faça perguntas inteligentes

Não saia sem fazer perguntas. Questionar seu recrutador de forma inteligente afirma seu interesse pela vaga e pela empresa e mostra que você não está desesperado para sair dali o quanto antes.

Perguntas sobre o clima organizacional, as oportunidades de crescimento dentro da empresa e até mesmo questões técnicas sobre a vaga são muito bem-vindas e demonstram que você valoriza o seu próprio trabalho e que já se sente com um pezinho lá dentro.


Agora não tem mais como errar, hein? Depois dessas dicas, se preparar para a entrevista de emprego ficou muito mais fácil!