O diploma EAD no mercado de trabalho

Conheça os mitos e verdades sobre o diploma EAD no mercado de trabalho.

Até poucos anos atrás, o ensino à distância era uma novidade cercada por diversas incertezas. Com o passar do tempo, com a rápida evolução das plataformas digitais e especialmente após a pandemia, o EAD passou a ganhar espaço entre os estudantes, mas será que o diploma da graduação digital tem credibilidade perante o mercado de trabalho?

O crescimento da busca por cursos EAD ao longo dos anos é evidente. De acordo com o Censo de Ensino Superior 2020, em 2010, o número de ingressantes em cursos de graduação presencial era 1,8 milhão contra apenas 380 mil em cursos à distância. Já em 2020, enquanto o número de ingressantes em cursos presenciais segue no mesmo patamar – 1,75 milhão -, os calouros de cursos à distância saltaram para 2 milhões, o que representa um aumento de mais de 400%!

Gráfico: INEP – “Notas Estatísticas: Censo da Educação Superior 2020”

As razões que justificam essa mudança de cenário são várias, já que o curso ministrado à distância oferece diversos benefícios ao estudante, com destaque para a flexibilidade e a autonomia. O aluno da graduação digital pode assistir às aulas gravadas de qualquer lugar e a qualquer momento, o que confere ao aluno mais tranquilidade para conciliar seus afazeres e estudos. Além disso, o custo da graduação à distância é significativamente mais barato que a graduação presencial, uma vez que a instituição desloca muito menos recursos com o aluno que estuda pela modalidade digital.

Apesar de todos os benefícios da graduação à distância, muitos profissionais formados através deste método sofriam, até pouco tempo atrás, certo preconceito do mercado de trabalho, já que o formato muito novo de formação causava certo receio aos empregadores. Entretanto, os números evidenciam uma tendência de valorização do profissional graduado de forma digital. Em 2019, pela primeira vez, os cursos EAD apresentaram, proporcionalmente, um número maior de cursos com nota 5 na avaliação do MEC do que os cursos presenciais – 2,7% contra 1,6%.

Este fato salienta a primeira razão pela qual a qualidade dos cursos de graduação à distância tem sido desmistificada: os métodos de avaliação dos cursos EAD e presenciais pelo MEC são igualmente rígidos. Estes critérios fazem com que os gestores das instituições de ensino que ofertam a modalidade digital constantemente reavaliem suas metodologias e adequem suas grades curriculares, assegurando que os cursos sejam sempre atualizados de acordo com as exigências técnicas e com as demandas mais atuais da educação profissionalizante. E é por esta rigorosidade universal na avaliação e aprovação dos cursos que o MEC confere ao aluno da graduação à distância diploma com validade idêntica ao de um curso presencial.

Além da equiparação técnica, outros fatores também têm colocado em evidência o profissional graduado à distância perante o mercado de trabalho. Especialmente após a pandemia, o mundo se adaptou de forma definitiva aos encontros e atividades no formato remoto, e todos percebemos os desafios de organização e produtividade inerentes a este novo modelo de trabalho. Assim, as empresas passam a enxergar com valor o profissional graduado à distância, pois já percebem nele, antes mesmo da contratação, a presença de competências relacionadas às chamadas soft skills – gestão de tempo, produtividade, autodidatismo, proatividade.

Aliás, você já conferiu nosso texto sobre a importância das Soft Skills? Clique aqui e entenda mais sobre este tema tão atual e importante!

E por fim, ao apresentar um diploma de ensino à distância, o profissional não apenas atesta sua profissionalização técnica em relação à sua área de atuação, mas informa à empresa que possui habilidades com tecnologias e plataformas digitais e experiência em gerenciar tarefas de maneira remota, ampliando suas possibilidades de contratação para empresas localizadas em outras cidades, estados e até mesmo países!

Agora que você já sabe todas as vantagens de estudar à distância e que o seu diploma do EAD será muito bem aceito pelo mercado de trabalho, não perca mais tempo e comece agora a sua graduação digital! É só clicar aqui para conhecer nossos cursos.