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10 passos para que o seu currículo mereça mais que 10 segundos!

Você sabia que os recrutadores geralmente dedicam não mais que dez segundos à leitura de um currículo? Por isso, é importante que o seu documento chame atenção de forma positiva, seja esteticamente agradável e convidativo, com informações bem dispostas e organizadas e dados relevantes para a vaga. Aliás, muito já pode ser avaliado em relação a um candidato a partir da forma com que ele monta o seu currículo!

Quer saber como deixar o seu currículo impecável, mesmo que você tenha pouca experiência? Continue lendo!

A primeira coisa que devemos delimitar é justamente o conteúdo. E afinal, o que deve constar no seu currículo?

1. Dados pessoais

Antes de qualquer coisa, o seu recrutador precisa te conhecer. Neste primeiro campo, informe seu nome completo, data de nascimento, cidade onde reside e informações de contato – limite-se a fornecer apenas seu telefone, e-mail e uma rede social profissional, como o Linkedin. Salvo para vagas que exigem determinada aparência específica, como modelos ou atores/atrizes, a foto é opcional.

2. Objetivo

Nesta seção, você informará ao seu recrutador em qual vaga ou setor você tem interesse. Se você estiver se aplicando para uma vaga específica, informe “ideal para o cargo de …”; agora, se você não está se aplicando para uma vaga específica, seja mais amplo “ideal para o setor/departamento …”.

3. Breve apresentação pessoal

Este setor é opcional, mas pode ser o seu maior diferencial se você souber destacá-lo com elegância. Aqui, você falará muito brevemente de si, em um parágrafo de 150 a 300 caracteres, com a finalidade de despertar interesse por parte do recrutador e estabelecer as suas próprias prioridades, informando que tipo de ambiente de trabalho você busca e enfatizando as suas soft skills. Quer um exemplo?

“Acredito no trabalho em equipe como a principal forma de crescimento individual e coletivo, na motivação através da valorização mútua entre os colaboradores e no equilíbrio e no autoconhecimento como ferramentas-chave para a produtividade.”

Depois de uma apresentação assim, seu recrutador até arruma a postura para ler o resto do seu currículo!

4. Habilidades e Competências

Neste setor, começamos a listar as suas hard skills . Aqui, você deve destacar as competências que não integram a sua formação acadêmica principal – pois ela ganhará um tópico específico -, como cursos livres, de extensão, capacitação, treinamentos, conhecimentos em tecnologias e mídias e habilidades com ferramentas e programas específicos que sejam relevantes para a vaga.

Em relação à formatação, siga um padrão: o indicado para estas competências é: nome da competência/habilidade/ferramenta, instituição profissionalizante (ou tempo de experiência, no caso de não haver certificação) e nível de conhecimento (básico, intermediário ou avançado).

5. Idiomas

É interessante que você delimite uma seção apenas para informar seus conhecimentos quanto a línguas estrangeiras. Ainda que você não domine nenhuma língua além do português, é interessante que você apresente pelo menos o inglês e o espanhol em nível básico – afinal, se você acompanha o nosso blog, já sabe a importância desses idiomas para o mercado de trabalho!

6. Formação Acadêmica

Finalmente, chegamos à sua formação principal. Se você possui diploma de nível superior ou está cursando uma graduação, é desnecessário informar a sua formação de nível médio – salvo se sua menção for relevante, como nos casos de você ter se formado no exterior ou por uma escola de destaque para aquela vaga.

Nesta seção do seu currículo, você informará toda a sua trajetória acadêmica em ordem cronológica inversa, ou seja, do mais recente para o mais antigo: cursos técnicos, graduações, pós-graduações, mestrados e doutorados. A formatação também deve ser padronizada: nome do curso, instituição e ano de conclusão (ou previsão, caso ainda esteja cursando).

7. Experiência Profissional

É hora de contar para o seu recrutador a sua jornada profissional, seguindo a regra da ordem cronológica inversa. Para informá-lo sobre suas atividades anteriores, estruture esta seção da seguinte forma: nome da empresa, período de exercício, seu cargo e uma breve descrição (de até 200 caracteres) sobre as suas principais atribuições. Estágios também entram aqui.

Até hoje, muitas são as pessoas que possuem muita experiência, mas acreditam que não podem inseri-las no currículo pois atuaram de maneira autônoma. Nada disso! Para referenciar suas experiências autônomas, é só trocar o nome da empresa por “exercício autônomo”. O empreendedorismo é um sinal de autonomia, coragem e protagonismo, então nada de jogar fora essa jornada valiosa!

8. Eventos e demais experiências

Este setor é opcional e tem como finalidade destacar eventos dos quais você participou e demais experiências que não necessariamente se enquadrem como profissionais, como intercâmbios, publicações, concursos e palestras.

9. Informações adicionais

Finalmente, você inserirá neste setor informações importantes que não se enquadram nos tópicos anteriores e que são de interesse para você e seu recrutador, como: disponibilidade para viajar, para trabalhar em finais de semana ou em home office, possuir carteira de habilitação, ser PcD, entre outras informações breves que você julgue relevantes.

Depois de ter selecionado todas as informações que irão integrar o seu currículo, você deve se lembrar que a disposição e organização adequada deste conteúdo é o que trará harmonia ao leitor e destaque às informações principais. E é por isso que a nossa décima e última dica é:

10. A estética conta (e muito!)

Para que o seu recrutador dispense mais que os usuais dez segundos na leitura do seu currículo, ele precisará se sentir atraído por ele, então é importante caprichar no design. Muitos modelos de currículos estão disponíveis online, mas algumas dicas são universais:

  • Opte por uma fonte dos gêneros Serif ou Sans Serif – evite cursivas;
  • Utilize tamanho 11 ou 12 para o corpo do texto;
  • Destaque seu nome em tamanho maior e no topo do documento;
  • Delimite com precisão as seções e subseções do documento;
  • Evidencie as seções que você deseja que captem primeira atenção do seu recrutador, como o setor “Apresentação”;
  • Respeite as margens do documento: 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (inferior e direita);
  • Prefira uma paleta de cores neutras (esta dica pode ser flexibilizada caso a vaga seja para o setor artístico);
  • Busque condensar suas informações em, no máximo, duas páginas.

Enfim, depois de usar as nossas dicas para elaborar o seu mais novo e eficiente currículo, o próximo passo é se preparar para arrasar na entrevista de emprego!