FAEX, Paixão por Cuidar e Ensinar

Conteúdo atualizado em

Conheça 7 motivos para você investir na sua graduação.

Estamos vivendo a era da velocidade na comunicação e nunca foi tão fácil acessar dados, informações, posicionamentos de outras pessoas e até mesmo aulas gratuitas sobre os mais diversos assuntos. Não é à toa que o número de cursos online tem crescido tanto, especialmente após a pandemia de covid-19, quando muitas pessoas passaram a fazer uso do tempo em casa para se qualificar e ampliar seu leque de habilidades.

Também é verdade que a dinâmica das relações de trabalho e das competências exigidas pelo mercado de trabalho têm sofrido muitas mudanças, e há empresas que já demonstram preferência pela bagagem de competências e experiências do profissional sobre a sua formação acadêmica.

Considerando todo este cenário, a pergunta que fica é: então quer dizer que hoje, a faculdade não serve mais para nada?

Neste texto, você vai encontrar 7 razões pelas quais a graduação ainda é muito importante tanto para a sua formação acadêmica quanto profissional!

1. Estrutura

A vastidão das informações existentes no ambiente virtual é realmente incrível, mas se tem uma coisa que ela não oferece é estrutura. Suponhamos que você queira estudar engenharia e queira recorrer a aulas online para estudar: você sabe por onde começar? Quais materiais de estudo são confiáveis? Que matérias devem ser estudadas primeiro  e quais são mais avançadas? Como e onde aplicar esses conhecimentos na prática?

Não é à toa que as faculdades realizam intensos planejamentos acadêmicos para cada curso e elaboram e alteram suas grades curriculares conforme as demandas de cada área de estudo. Para que um estudante alcance uma formação integral e eficiente, é necessário que haja um direcionamento realizado por um conjunto de professores e coordenadores com conhecimento e experiência para definir quais os materiais de estudo que servirão de suporte ao aluno, bem como uma estrutura (física e/ou virtual) pensada para auxiliar o aluno não apenas a colocar seus conhecimentos em prática de maneira supervisionada, mas que também permita com que ele possa organizar e visualizar o seu progresso.

2. Professores qualificados

Além da estrutura geral de organização de uma faculdade, é certo que os professores contratados passam por um sério processo seletivo e devem apresentar a qualificação e atualização necessárias para que sejam considerados aptos para lecionar. Este processo seletivo assegura ao aluno que ele será instruído por profissionais experientes e muito bem qualificados em suas áreas de atuação, o que nem sempre é possível saber quando se opta por consumir conteúdos genéricos na internet.

3. Trabalhos e avaliações

Durante o curso da faculdade, você será avaliado de acordo com as matérias que aprendeu, seja através de avaliações tradicionais, seja através de trabalhos colaborativos e do desenvolvimento de projetos práticos.

O mais interessante é que, na graduação, essas avaliações são aplicadas pelos seus professores, aqueles que passam por um processo seletivo rigoroso antes de te ensinar. Estes métodos avaliativos também possuem base e finalidade de testar se você aprendeu suficientemente aquele conteúdo, de forma justa e imparcial, evitando que você deixe lacunas de conhecimento pelo caminho. Para isso, as faculdades, através de seu corpo docente, estruturam os períodos e métodos avaliativos de acordo com cada curso e cada disciplina.

4. Diploma validado pelo MEC

Não adianta: a faculdade é a única formação superior que te confere o diploma de ensino superior devidamente reconhecido. Mas a boa notícia é que hoje em dia, você consegue essa mesma certificação sem sequer sair de casa – aqui no nosso blog, a gente já falou do diploma EAD no mercado de trabalho.

Isso se deve ao fato de que uma faculdade, seja ela presencial ou online, deve atender a uma série de requisitos técnicos para que seja considerada uma Instituição de Ensino Superior apta a expedir certificados validados pelo Ministério da Educação, o que garante que a instituição irá cumprir critérios de qualidade de ensino e de estrutura suficientes para graduar profissionais de maneira competente.

E se você acha que isso não faz diferença, experimente preencher um cargo que tenha a graduação como pré-requisito apresentando um certificado de uma instituição não reconhecida pelo MEC!

5. Experiência na área

Quando falamos em experiência profissional, geralmente a categorizamos de forma separada da nossa formação acadêmico-profissional. Mas a verdade é que, ao longo dos anos da sua formação, você adquire muita experiência!

Além de todo o networking que você faz com colegas de turma (que serão seus colegas de profissão) e com os seus professores, você também adquire experiência em trabalho em equipe, organização pessoal, técnicas de foco e estudo e muitas outras softskills.

Quanto às experiências profissionais, muitos cursos têm como componente da grade curricular o estágio supervisionado, que é onde muitos alunos têm o primeiro contato com a área de atuação de maneira prática. Já para os cursos que não possuem o estágio como disciplina obrigatória, as oportunidades também são vastas, pois muitas empresas contratam estagiários e aprendizes que atendam ao pré-requisito de estarem matriculados na graduação. Ou seja: a graduação é uma hardskill que te permite conquistar outras hardkills!

6. Especialização e autoridade

A faculdade é o ponto de partida para quem deseja seguir se especializando e buscando cada vez mais densidade em determinadas áreas de conhecimento e atuação. A graduação é o primeiro passo para quem deseja realizar uma pós, um mestrado ou um doutorado e é o caminho mais certo para quem almeja se tornar uma autoridade em seu meio acadêmico e/ou profissional. Através da formação continuada, o profissional não apenas está sempre atualizado, mas também ganha expertise em áreas específicas, conquistando cada vez mais espaços de respeito e autoridade dentro de seu segmento profissional.

7. Conquista de salários mais altos

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar que o profissional que opta por realizar uma graduação tem consideráveis chances de ser melhor remunerado. Uma pesquisa realizada pelo IBGE indicou que profissionais com diploma de Ensino Superior ganham salários de duas a três vezes maiores do que os que apenas concluíram o Ensino Médio.

Muitas empresas inclusive fomentam a formação continuada de seus profissionais oferecendo promoções e salários mais altos àqueles que conquistarem um diploma de ensino superior.Agora que você já sabe que a faculdade é um dos melhores investimentos que você pode fazer na sua vida, que tal seguir para a próxima leitura para conferir quais os cursos de graduação de mais destaque atualmente? Clique aqui e saiba mais!