Se você fosse listar todas as competências do seu currículo, certamente a maioria delas se enquadraria na categoria de hard skills. Quer apostar? Continue lendo para saber o que são hard skills, quais são suas principais modalidades e como trazer destaque a elas.
Diferentemente das soft skills, que são as habilidades interpessoais dentro do ambiente de trabalho, as hard skills são as competências de caráter essencialmente técnico conhecidas e desenvolvidas pelo profissional. Você encontra facilmente vários exemplos de hard skills, pois são elas as protagonistas dos anúncios de emprego e é nelas que costumamos focar ao elaborarmos o nosso currículo.
As hard skills são competências e habilidades que podem ser adquiridas de diversas formas, e quanto mais amplo o seu repertório de conhecimentos e experiências melhor tende a ser a sua colocação – se você já leu nosso texto sobre empregabilidade, você já sabe disso!
As hard skills são essenciais para a evolução de qualquer empresa, pois seu bom funcionamento exige peculiaridades técnicas que devem ser observadas para que sejam alcançados os melhores resultados.
Para qualquer empreendimento ou instituição, manter um time de profissionais tecnicamente capacitados assegura um melhor desempenho, motivação e autonomia dos colaboradores – e uma consequente melhora no clima organizacional – conquista de novos espaços no mercado competitivo. Prova desta importância é que as empresas têm investido cada vez mais na formação continuada de seus times, seja através de parcerias com instituições de ensino, seja promovendo cursos internos de treinamento e capacitação.
Para facilitar a sua compreensão sobre o que são hard skills e quais as formas de ampliar as suas competências e aprimorar o seu currículo técnico, vamos te explicar algumas delas.
Cursos técnico e superior
Ainda são muitas as oportunidades de emprego vinculadas à graduação, por vezes até exigida pela legislação para o exercício de determinado ofício. Por isso, investir em um curso superior ou técnico pode ser muito vantajoso e é essencial caso a carreira visada demande esta modalidade de formação.
Também vale mencionar o valor de uma segunda graduação, caso o profissional já seja formado. Realizar uma outra faculdade ou curso técnico que se comunique com sua área de atuação traz muito destaque ao seu currículo e aumenta as chances de contratação e de conquista de salários mais altos.
Para conhecer os cursos de graduação mais procurados no Brasil na atualidade, clique aqui!
Pós-graduação – especialização e MBA
A formação continuada segue crescendo enquanto exigência do mercado de trabalho. Especialmente considerando o aumento no número de profissionais graduados a cada ano, o diploma de curso superior ou técnico, em muitos casos, já não é mais considerado um diferencial, mas um requisito básico, e muitas são as empresas que já exigem pós-graduação nas descrições de vagas de emprego.
Além da ampliação do leque de oportunidades, a pós-graduação assegura que o profissional se especialize em sua área de preferência e se mantenha atualizado dentro dela.
Cursos de extensão e de capacitação
Mas não apenas de cursos superiores e de longa duração sobrevive o mercado de trabalho. Formações de duração rápida e com foco em habilidades práticas também são muito bem-vindos.
Enquanto que os cursos de capacitação habilitam o profissional para atuar de forma específica em determinado ofício, sendo inclusive uma exigência regulamentar em muitos casos, os cursos de extensão têm abrangência maior e enfoque em habilidades úteis e necessárias para o bom desempenho das atividades cotidianas pelo profissional, sendo alguns deles inclusive abertos para todos os públicos.
Domínio de língua estrangeira
A gente já falou por aqui que Inglês e Espanhol são o novo pacote Office, mas é sempre bom lembrar: investir em dominar uma língua etrangeira não é mais opcional!
A globalização é uma realidade que se mostra cada vez mais evidente a cada dia e muitos trabalhos já exigem habilidades de comunicação com pessoas de outras partes do mundo. Além disso, dominar uma língua estrangeira aumenta as suas oportunidades de ser enviado para outro país como representante da sua empresa, por exemplo, e pode contribuir com a ampliação do seu networking para além das fronteiras nacionais.
Conhecimentos em tecnologia e mídias
E por falar em globalização e em comunicação, desenvolver habilidades relativas ao domínio das principais ferramentas tecnológicas e mídias sociais também é imperativo para o destaque profissional nos dias atuais.
Saber se comunicar online, compreender o funcionamento de sistemas, aplicativos e redes sociais e saber se localizar e navegar por estes meios são habilidades imprescindíveis inclusive para que o profissional se mantenha atualizado, já que a internet se tornou o principal canal de veiculação de informações.
Habilidades com ferramentas específicas
Além dos canais e ferramentas comuns de comunicação e informação, algumas atividades exigem habilidades com ferramentas e plataformas específicas. A depender do ofício, estas ferramentas podem ser manuais ou automatizadas. Exemplos comuns são: habilitação em determinada categoria de direção, operação de determinada máquina ou habilidade em manipular uma plataforma ou sistema operacional.
Estágio e treinamentos
O estágio geralmente é o primeiro contato do profissional com a sua área de atuação. É no estágio que são feitos os primeiros contatos de networking, onde os primeiros erros são cometidos e onde são coletadas suas primeiras experiências práticas, e é por estas razões que o profissional que passou por um período de estágio é muito bem avaliado perante o mercado de trabalho.
Os processos de treinamento são também hard skills muito importantes para determinadas áreas. Diferentemente do estágio, no qual o profissional aprende através dos desafios práticos conforme se apresentam e é supervisionado por outro profissional hierarquicamente superior, o treinamento é um processo através do qual o participante aprende competências práticas específicas antes de exercer determinada função, de forma a compreender e reproduzir o padrão de segurança e de qualidade exigido pela instituição, empresa ou até mesmo pela legislação.
Palestras e workshops
Participar de debates, rodas de conversa e workshops e ser ouvinte em palestras ministradas por pessoas gabaritadas dentro da sua área de atuação é uma prática muito útil para manter-se atualizado, despertar novos conhecimentos e aprender a partir da experiência e da sabedoria de pessoas que já alcançaram grandes feitos dentro de suas carreiras.
Muitos eventos conferem certificados aos participantes, e o profissional que traz destaque aos principais deles pode se beneficiar perante o mercado de trabalho, pois demonstra habilidades de escuta, ambição por crescimento e busca constante por aprendizado.
E por falar em eventos e palestras, você não pode perder a nossa Feira de Empregabilidade! Nos dias 01 e 02 de junho de 2022, o canal da FAEX sediará o evento que, só no ano passado, ofertou mais de 3 mil vagas de emprego junto às empresas parceiras e contou com quase 5 mil inscritos!
Esta é uma ótima oportunidade para você começar a desenvolver as suas hard skills!